Campinas terá uma programação no World Creativity Day, que vai ocorrer simultaneamente em 126 cidades, em 19 países, nos dias 21 e 22 de abril. É o quarto ano que a cidade participa do evento, que foi criado por um brasileiro e se tornou o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, reconhecido pela ONU.
Em 2021, o evento traz o tema “Novo Mundo, Novas Habilidades” e conta pela primeira vez com a maior feira de experiências educacionais criativas, com a intenção de acelerar o desenvolvimento do capital humano e foco nas 10 principais habilidades para o futuro, apresentadas pelo Fórum Econômico Mundial.
No Brasil, o World Creativity Day está liderando a maior campanha de doação de bolsas de estudos já realizada e reuniu algumas das melhores e mais influentes escolas de cursos livres do país para apoiar a nova educação com foco no desenvolvimento das habilidades do futuro. Juntos, irão oferecer milhares de bolsas de estudos gratuitas para os participantes do festival como forma de incentivar o processo de aprendizagem contínua e ampliar a capacidade criativa da sociedade para acelerar a retomada da economia pautada pela inovação e pelo conhecimento em rede.
O evento, que nasceu no Brasil, tornou-se mundialmente conhecido após a ONU ter estabelecido o Dia Mundial da Criatividade e Inovação em seu calendário oficial em 2017. Em 2021, o festival será online e o palco principal aberto pela plataforma YouTube contará com a participação de representantes da UNESCO e especialistas da Singularity University, The School of Life, entre outras, escolas inovadoras reconhecidas mundialmente.
Cada cidade participante tem um líder local, e em Campinas, a líder é a especialista em Economia Criativa, Ana Paula Cunha, que desde 2020, assumiu a responsabilidade de trazer o World Creativity Day para a região. Segundo a líder do WCD em Campinas, Ana Paula, “a programação do festival em Campinas será diversificada com a proposta de expandir a discussão sobre criatividade para os diferentes territórios da cidade. Além de destaques já consagrados no cenário da criatividade e inovação, é urgente dar voz aos jovens promissores das nossas periferias, relembrando assim que a criatividade é nosso bem mais abundante e acessível”.
“O uso de tecnologias cada vez mais sofisticadas tem gerado mudanças sem precedentes na história da humanidade. O Fórum Econômico Mundial chamou a atenção dos líderes mundiais sobre o fato de que a criatividade e o desenvolvimento de novas habilidades serão fundamentais para garantir a empregabilidade e o futuro dos negócios na próxima década. É por isso que estamos orgulhosos ao ver Campinas fazendo parte desse movimento de transformação criativa do mundo”, contextualiza a líder local.
Com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Municipal, Campinas traz uma programação muito especial com a presença de algumas das principais universaidades da cidade. Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, participa pela primeira vez do evento e fará uma live imprescindível e atualíssima sobre ciência e pseudociência. Assim como Solange Muglia Wechsler, Presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação e professora do curso de pós-graduação em Picologia pela PUC-Campinas, falará sobre “Criatividade e saúde mental: alternativas para pandemia”.
Douglas Vinicius Esteves é outro inspirador estreante na programação, mas que carrega um currículo de respeito no universo da tecnologia. Ele é presidente do Laboratório Hacker de Campinas (LHC) e chega para contar como é possível participar de projetos abertos e colaborativos dentro de comunidades hackers e makers. A jovem produtora cultural, poetiza, radialista e dj, Duda Crespa, comanda uma live sobre produção cultural periférica, e o comunicólogo, roteirista e articulador periférico, Jefferson Rodrigues, amplia a discussão sobre inclusão e diversidade a partir do seu ponto de vista, modulado pela cegueira completa, uma história comovente sobre superação e criatividade.
Localmente o evento tem apoio da Fundação FEAC, da Unicamp e de mais de uma dezena de apoiadores de diferentes setores, organizações da sociedade civil, iniciativas privadas e terceiro setor, transformando-se numa rede de mobilização de diferentes segmentos da economia criativa local. A organizadora lembra que “sendo esse um evento global, será possível acompanhar também a programação de outros países e, ainda mais empolgante, conferir os inspiradores daqui de Campinas escolhidos para levar conteúdo para todas as regiões do Brasil. ”
Confira a programação completa em Campinas, selecionando o nome da cidade: https://www.worldcreativityday.com/brazil/campinas/home
SERVIÇO:
O quê: Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day)
Quando: 21 e 22 de abril
Onde: Aplicativo oficial do Dia da Criatividade
Líder Local: Ana Paula Cunha, anacunha.consultora@gmail.com e (19) 98217-8591
Programação Campinas
21/04 | 10:00 – Como participar e criar junto com hackers e makers na sua cidade –
Douglas Vinicius Esteves
21/04 | 15:00 – Inovação e criatividade: Será que a pergunta é a melhor resposta? –
André Luiz Andrade Sucupira
21/04 | 15:30 – O desafio do engajamento e interatividade na educação virtual –
Roberto Fonseca Bertolla Junior
21/04 | 16:30 – Processo Pro Sucesso – Ana Alice Trubbianelli
21/04 | 17:00 – Conversa Sobre Produção Periférica – Duda Crespa
21/04 | 20:00 – A força da criatividade: liberte seu potencial criativo – Vitor Rodrigues
21/04 | 20:30 – Movimento Maker e criatividade – Fabio Souza
22/04 | 10:30 – Combatendo a desinformação com ciência – Marcelo Knobel
22/04 | 17:00 – Criatividade e saúde mental: alternativas para pandemia – Solange
Muglia Wechsler