Por Rebekah Marques
Quando o assunto é preço de carro, há duas maneiras de saber a perda de valor do veículo, sendo elas a desvalorização e a depreciação. A desvalorização é a comparação do preço atual de um automóvel com os valores aplicados pelo mercado para as mesmas versões anteriores. Já a depreciação calcula o valor do veículo 0 km em um determinado período, mas em relação ao valor atual residual, que considera o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil.
O modelo Toyota Hilux passou pela valorização de 0,55% em seu preço, seguido pela menor depreciação o Peugeot 3008 SUV de 1,49%. Já a montadora alemã Volkswagen contou com a dobradinha do Golf e Fox que perderam 3,41% e 3,65% do valor, respectivamente.
Já dentre os carros que mais perderam valor, os dados revelam três modelos da Ford. Em primeiro lugar, o índice de queda em preço do Ford Focus fica em 28,13%, próximo ao modelo Ford Focus Fastback com porcentagem de 25,99%. Enquanto isso, o New EcoSport mostra depreciação de 20,53% em oitava posição. O já conhecido Fiat Weekend ocupa o segundo lugar depreciando 27,80%.
Confira abaixo a relação dos cinco carros que tiveram as menores e maiores depreciações em 2019:
MARCA/MODELO | Menos
depreciados: 1º ano de uso |
MARCA/MODELO | Mais
depreciados: 1º ano de uso |
Toyota Hilux | +0,55% | Ford Focus | -28,13% |
Peugeot 3008 SUV | -1,49% | Fiat Weekend | -27,80% |
Volkswagen Golf | -3,41% | Ford Focus Fastback | -25,99% |
Volkswagen Fox | -3,65% | Jaguar XF | -21,94% |
Toyota Yaris Hatch | -4,08% | Renault Sandero | -21,69% |