Por Rebekah Marques
Indivíduos e suas experiências no mundo sempre encantaram Denise Fraga. Observar o mundo e o movimento de seus vizinhos através da janela de seu apartamento em Higienópolis, na cidade de São Paulo, foi a forma que a atriz encontrou para desvendar as singularidades de cada individuo que a rodeia. Agora, Denise leva toda a sua paixão por narrativas para os palcos de forma leve, mas ao mesmo tempo, capaz de emocionar o público. “O espetáculo tem muito humor. Aliás uma coisa que eu adoro é falar com leveza do terrível. Então, eu acho que o humor, uma visão irônica da realidade, faz você conseguir olhar com leveza e, eu, Rafael Gomes e o diretor Luiz Villaça, conseguimos fazer isso”, conta Denise Fraga.
O sentimentalismo é algo presente durante a peça por se tratar de histórias que conectam pessoas a pessoas, juntamente com a sensibilidade do olhar de outras linguagens. “Pedimos para que as pessoas enviassem as suas histórias, porque queríamos subir ao palco para contar narrativas de outras pessoas. E queríamos pisar com os sapatos daquela pessoa, trilhar o que ela trilhou e a ideia disso era misturar essas histórias com trechos da literatura, poesia e música para que, de alguma maneira, pudéssemos devolver ao público a sua história embalada pela arte”, afirma Fraga.
Para a atriz, exemplificar a mensagem e o sentido da peça é dizer que: “O ‘Eu de Você’ quer falar de todos nós, quer falar de empatia e alteridade. É realmente a gente entrar no outro, o que é ser e se colocar no lugar do outro. O título dessa peça diz muito: o que é você viver pela experiência do outro?”, explica.
A peça é um solo, mas, segundo a artista, ela não está só, pois sobe ao palco para levar histórias de diversas pessoas. “Jamais estarei sozinha. Estarei com a Fátima, com o Bruno, com a Clarice, com a Dona Maria. E, como não poderia deixar de ser, com os poetas. Convidamos artistas de extremo talento, criadores cujos trabalhos admiramos há muito tempo, para juntos, em parceria, tecermos este bordado da vida com a arte”, conta.
Um conto real
Foram cerca de 300 histórias recebidas pela produção do espetáculo, e uma das que se destacou foi a de Bruno, morador de Guarulhos, que conta sobre sua paixão de morar na região. “Para ele, o fato dos aviões passarem em cima de sua cabeça, faz com que sempre olhe para cima, assim como as janelas dos apartamentos, que abrigam histórias de pessoas que estão perto, se considerar o espaço, mas ao mesmo tempo distante por causa da falta de contato”, finaliza. A história de Bruno se mistura com as narrativas de outras pessoas. E a junção dá vida a “ Eu de Você”, que rompe a fronteira entre palco e plateia, fato e ficção.
O espetáculo passa por mais cinco cidades ainda neste ano. Confira!
- Belo Horizonte (MG)
- Santos (SP)
- Ribeirão Preto (SP)
- Brasília (DF)
- Rio de Janeiro (RJ).