Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora
Search
Close this search box.

Aveia no cardápio: farinha ou farelo

Redação Graciolidezembro 5, 2019

Aveia

Por Grazi Caproni

Nutricionista e apresentadora no quadro Sobre Perguntas e Respostas (programa Pop Station Band).
ciclonovo.com.br
@grazicaproni

A aveia, de nome científico “avena sativa”, é um grão que se diferencia dos demais cereais por conta das suas características multifuncionais e alto valor nutritivo. Em 200, ela foi reconhecida pela ANVISA, como um alimento com propriedades funcionais, o que trouxe mais visibilidade e interesse por investigações científicas.

Farinha de aveia

Ela fica na parte mais interna do grão, assim, possui menos fibras e um índice glicêmico maior. Ou seja, se descarta as fibras presentes na casca, mas os carboidratos, proteínas e os minerais são mantidos. É indicada para uso em receitas como bolos, tortas, e pode substituir, em parte, a farinha de trigo (meio a meio, por exemplo). Os flocos da aveia são prensados do grão inteiro, tornando-os achatados.

Farelo de aveia

Para o farelo de aveia (ou flocos finos), usa-se mais a parte externa do grão, onde está a maior concentração de fibras, principalmente a betaglucana, que é responsável por ligar-se ao colesterol no intestino e eliminá-lo parcialmente pelas fezes.

Aveia

Para a dieta

A melhor forma de se consumir aveia, caso seu foco seja saciedade, emagrecimento, melhorar o trânsito intestinal ou reduzir o colesterol total, é com o farelo de aveia ou flocos finos, devido ao alto teor de fibras. Dados apontam que o farelo de aveia absorve em média 25 vezes o seu volume de líquido. Uma colher de sopa de farelo de aveia, com cerca de 14g, forma uma “bola” de aproximadamente 370g no estômago, o que proporciona uma sensação de saciedade por um período de tempo maior do que a farinha de aveia e os flocos. O farelo pode ser usado em preparações “cruas”, sobre frutas, na tapioca, no suco, e também adicionando de uma a três colheres de sopa em suas receitas favoritas, tornando-a mais nutritiva.

Dica

Costuma salpicar farinha de mandioca em seus pratos? Que tal substituir pelo farelo de aveia? O sabor basicamente é o mesmo, porém com mais benefícios à saúde! Coloque na frigideira com um fio de azeite, tempero de ervas de sua preferência e toste levemente.

Aveia

Farinhas

Farinha de trigo, aveia, centeio, milho, mandioca, todas elas possuem valores calóricos e de carboidratos muito semelhantes, mas têm diferenças na quantidade de fibras. Por isso, vale sempre ficar com a versão integral quando houver.

Aveia contém glúten?

Não. Por natureza, o grão de aveia não contém glúten, mas outro tipo de proteína chamada “avenalina”. Ela é similar ao glúten, mas não costuma causar a mesma reação inflamatória no organismo dos celíacos, por exemplo. Por isso, em outros países, em geral, seu consumo é liberado para celíacos ou pessoas sensíveis ao glúten. Mas, fique atento! Dependendo da forma de plantio, cultivo e processamento, a aveia pode sofrer contaminação cruzada. Existem poucas marcas que comercializam a aveia com certificação Glúten-Free. Fique de olho!

Exposição gratuita destaca geometria de tubos e conexões transformados em peças de mobiliário

Autismo: advogada destaca impacto da legislação e das terapias complementares na vida de pessoas autistas

Quase 50% dos casos de Alzheimer podem ser evitados ou adiados combatendo fatores de risco

“Dezembrite”, a tristeza de fim de ano. Psicólogo dá dicas de como evitar sentimentos negativos na época das festas.

Artigos relacionados