Por Lucas Estevam
Pensa em um país barato para viajar na Europa? Esse lugar (ainda) é Portugal! O país tem visto um aumento surreal no número de brasileiros por lá, tanto morando quanto passeando. Eu tive a sorte de ir quatro vezes a Portugal e conhecer mais de 10 cidades incríveis! Mas, hoje vou contar minha experiência no Porto. Vamos lá!
A cidade
Decidir se gosto mais de Lisboa ou do Porto é uma missão difícil! Eu até hoje não sei opinar! Acho que o Porto é uma cidade mais tranquila, com um ar mais relaxado e tem uma vibe mais Rio de Janeiro. Já Lisboa é mais agitada e seria como uma São Paulo portuguesa. Na minha última viagem, separei três dias inteiros para ficar no Porto e é possível ver tudo nesse período.
O que você não pode deixar de fazer no Porto?
- Caminhar pela Ribeira do Rio Douro
- Entrar na Sé do Porto
- Conhecer a Estação São Bento
- Atravessar a Ponte Luis I
- Passear pela Rua das Flores
- Visitar a Igreja e Torre dos Clérigos
- Conhecer a Livraria Lello
Uma das atrações mais requisitadas do Porto é a Livraria Lello. Com mais de 100 anos de história, o espaço possui uma arquitetura exuberante com um estilo neogótico. Para se ter ideia, a cada ano mais de 1 milhão de visitantes chegam até a Lello para conhecer seus lindos vitrais e a tão famosa escada vermelha em espiral que inspirou a autora de Harry Potter para seus livros. Você sabia que J.K Rowling morou na cidade do Porto entre os anos de 1991 e 1992? Foi na cidade que começou a escrever “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.
- Visitar a Menor Casa de Portugal
- Conhecer o Jardim do Palácio de Cristal
- Caminhar pela Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados
- Andar no Teleférico de Gaia
- Conhecer o Mercado Bom Sucesso
- Comer uma francesinha em um restaurante NÃO turísticoComida típica do Porto, supõe-se que a Francesinha surgiu pelas mãos do português Daniel David Silva, que na década de 1950 trabalhava no restaurante A Regaleira, no Porto. Depois de ter passado um tempo na França, ele se inspirou nas receitas de “croque-madame” e “croque-monsieur” para criar o sanduíche e adaptado ao gosto local. Ela nada mais é do que um sanduíche feito com dois pães de forma grossos, recheado com bife bovino, linguiça, salsicha fresca, fiambre (uma espécie de presunto) e queijo. Coberta com queijo, é levada ao forno até derreter e depois é adicionado o famoso molho quente e um pouco picante à base de tomate, cerveja preta e vinho do porto. Geralmente é servido com um ovo estrelado por cima e servir com batata frita.
- Visitar o Mc Donald’s eleito o mais lindo da Europa
Mesmo para quem não que comer, vale a visita! O McDonald’s Imperial, na Avenida dos Aliados, foi inaugurado em 1995, em um edifício dos anos 1930, onde antes funcionou o famoso Café Imperial. Mesmo restaurado, os ambientes originais foram preservados, o que manteve um estilo Art Déco na lanchonete.