Scotch Whisky, Irish Whisky, Bourbon… Seja qual for o tipo do whisky, o famoso destilado escocês de cor caramelo costuma fazer sucesso mesmo nas mais diferentes ocasiões. Apesar de toda a tradição ao redor do whisky, que é consumido normalmente puro ou somente com algumas pedras de gelo, a bebida também pode ser um surpreendente ingrediente de sobremesa. Não acredita? Então, continue lendo para conhecer três sobremesas incríveis feitas com whisky.

Sorvete de whisky

sobremesas

Essa é uma receita de sobremesa criada pelo premiado chef de cozinha, Alex Atala, proprietário do D.O.M, 6º melhor restaurante do mundo e o melhor da América do Sul pela lista World’s 50 Best. Ou seja, tem tudo para ser um sucesso aí na sua casa e surpreender os seus convidados.

Ingredientes:
500 ml de creme de leite
500 ml de leite
12 gemas peneiradas
200 g de açúcar
200 ml de whisky

Modo de preparo:
Para fazer o seu próprio sorvete de whisky, bata, primeiro, as gemas com açúcar até esbranquiçar. Enquanto isso, leve o leite e o creme de leite no fogo para que fervam juntos e adicione às gemas batidas mexendo sempre. Depois de incorporar as duas coisas, volte a mistura ao fogo e deixe cozinhar sem ferver até que fique cremoso. Em seguida, retire do fogo, passe por uma peneira e adicione o whisky. Por último, resfrie a mistura e leve para uma máquina de sorvete. A receita rende 1 litro de sorvete. Aprecie com moderação!

Brigadeiro de whisky

sobremesas

O clássico das festinhas de aniversário é um sucesso por onde passa. Por isso, que tal repaginar a sobremesa com um brigadeiro adicionando uma boa dose de whisky à receita? Essa é a segunda proposta de sobremesa inovadora com a bebida.

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
100 gr de chocolate 70% cacau
1 colher de sopa de manteiga de boa qualidade
20 ml de whisky
Confeitos de chocolate

Modo de preparo:
Adicione em uma panela o leite condensado, a manteiga e o chocolate 70% cacau e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que comece a desgrudar da panela. Nesse momento, tire do fogo, adicione o whisky e mexa bem até que a bebida incorpore completamente à massa.
Em seguida, despeje tudo em um prato fundo, cubra com filme plástico e deixe esfriar por no mínimo 3 horas, fora da geladeira. Para enrolar, basta untar as mãos com gotinhas de óleo vegetal ou manteiga para que o brigadeiro não grude, fazer as bolinhas e passá-las no confeito. O resultado é incrível!

Bolo de whisky

sobremesas

O aniversário é daquele amigo apreciador de um bom destilado? Então, que tal preparar um bolo de whisky recheado, molhadinho e muuuito saboroso?! Essa receita é surpreendente e prepará-la é mais fácil do que você pode imaginar.

Ingredientes da massa

  • 5 ovos
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1/2 xícara (chá) de cacau em pó 100%
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • Ingredientes do recheio
  • 2 latas de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1/2 cálice de whisky de sua preferência
  • Calda
  • Licor de whisky dissolvido em água

Modo de preparo

Para preparar a massa, comece batendo as claras em neve. Em seguida, acrescente as gemas uma a uma e bata bem até ficar homogêneo. Tudo pronto? Hora de adicionar o restante dos ingredientes e misturar delicadamente. Leve para assar em forno médio por 40 minutos – ou até que a casa toda esteja com cheiro de bolo.

Enquanto o bolo assa, comece a fazer o recheio. Para isso, adicione em uma panela o leite condensado e a manteiga, leve ao fogo e mexa até que comece a desgrudar da panela – ponto de brigadeiro. Em seguida, desligue o fogo, adicione o cálice de whisky e mexa até que a bebida esteja 100% incorporada ao brigadeiro. Para montar o seu bolo, abra-o ao meio, regue as duas partes da massa com a calda de whisky e água, recheie e decore com raspas de chocolate. Bom apetite!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui