Com séculos de relatos e aparições, o lobisomem continua povoando o imaginário popular e despertando fascínio e, também, medo. Agora, esse universo ganha novas interpretações no livro “Conheça o Lobisomem do seu Bairro”, assinado por Silo Sotil e Thiago de Souza, com ilustração de Matheus Hass, e lançado pela Editora Pontes.
A obra foi apresentada em lançamento online nesta quinta-feira (21), às 18h, no podcast Lenda Cast. Depois, os encontros presenciais acontecem em Campinas, no dia 22, na Livraria Pontes, e em São Paulo, no dia 31, na Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista.
Mais do que narrar histórias de terror, o livro propõe uma reflexão sobre o medo do desconhecido e as lendas urbanas, traçando paralelos entre a criatura lendária e o homem moderno. A narrativa percorre diferentes épocas e lugares, mesclando mitologia, cultura pop e história real.
Entre os destaques, está a homenagem ao ator Rui Resende, que deu vida ao icônico lobisomem na novela Roque Santeiro, exibida há 40 anos. A obra também resgata a lenda de Licaão, o rei de Arcádia, considerado por muitos o “caso zero” da licantropia, além de apresentar julgamentos medievais de acusados de se transformar em lobos, tipos de licantropos, balas de prata e até caçadas reais à criatura.

E não para por aí: o livro traz ainda curiosidades inusitadas, como relatos que envolvem figuras conhecidas do Brasil, incluindo a dupla Chitãozinho e Xororó.
Será que o lobisomem é apenas um mito — ou ainda caminha entre nós? A resposta pode estar mais próxima do que você imagina.