Itens da cesta básica do brasileiro, os queridinhos pão e macarrão estão entre os 10 mais consumidos no país, é o que mostra uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) a Kantar Usage. Itens versáteis, estão à disposição nos pontos de venda com os mais diferentes tipos e preços, acessíveis para diferentes gostos e bolsos.
De acordo com o levantamento, cerca de 44,5% das pessoas consomem massas semanalmente. “A frequência de uso do macarrão pelo brasileiro em casa é algo impressionante. O alimento está em basicamente 100% dos lares (98,8%*) no país, o que endossa seu papel fundamental na dieta da maioria das pessoas e o quanto faz parte da cultura alimentar no Brasil”, explica Claudio Zanão, presidente executivo da Abimapi.
Para escolher o tipo de macarrão, temos uma vasta lista. E os formatos de massa mais consumidos pelo brasileiro são spaghetti (39,8%), parafuso/ fusilli (23,1%), agnolini/ capeleti/ tortelin (5,7%), lasanha (5,5%) e argola (4,7%). Ao sugo, bolonhesa e macarrão de panela estão nos três primeiros lugares, respectivamente, da lista de 23 pratos com massa presentes na rotina da população.
Já, quando falamos de pães, a pesquisa também trouxe diversas informações sobre o comportamento do consumidor em relação aos pães industrializados, que tem penetração de 94,7% dos lares no Brasil. O alimento é consumido quatro vezes por semana no país por mais de 31% da população. O café da manhã segue sendo o momento preferido de consumo do item – comprado, em média, 17 vezes por ano pelo consumidor.
Os formatos queridinhos são pão de forma (73,2%) e bisnaguinha (13,2%) – itens que tiveram um aumento no consumo de 2022 para 2023 de 5%. Entre os tipos de preparo, os versáteis, gostosos e nutritivos sanduíches caseiros compõem 99% das ocasiões de uso de pães industrializados. As receitas mais consumidas pelo brasileiro em casa são sanduíche caseiro, cachorro-quente, bauru de forno e torrada. A principal ocasião de consumo é o café da manhã, com 80,2% da preferência.
“Assim como as massas alimentícias, os pães industrializados também fazem parte da cultura alimentar do brasileiro. E são diversas as caraterísticas que tornam esse alimento tão presente nas nossas vidas. Conveniência, variedade, duração, informação nutricional, além do fácil acesso são fatores que o consumidor sempre leva em conta na hora de decidir sua compra – e tudo isso encontramos no pão”, afirma Zanão.