Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora
Search
Close this search box.

17 de agosto: Pão de queijo é tão amado que ganhou um dia só seu

Redação Gracioliagosto 10, 2023

Foto: divulgação

O pão de queijo é uma verdadeira paixão nacional. Seja no café da manhã, lanche da tarde e mesmo com recheios mais elaborados à noite, a iguaria faz sucesso tanto para as crianças quanto para os adultos. Dá para acompanhar doces e salgados. De tão amado ganhou até uma data especial: 17 de agosto, dia Nacional do Pão de Queijo.

Sua origem ainda é incerta. Há relatos de que a receita foi criada em Minas Gerais, no século 18, quando as cozinheiras das fazendas utilizavam em suas receitas de pães a farinha de mandioca (mais tarde conhecida como polvilho) e eram adicionados os queijos que sobravam e endureciam. A popularização dessa delícia só ocorreu após o ano de 1950, coincidentemente junto com o desenvolvimento de quitandas como broas, bolos e biscoitos. A partir dessa década, a iguaria passou a ser consumida no país inteiro. Já são mais de 70 anos na mesa das famílias.

Apesar do pão de queijo ser um produto típico mineiro uma pesquisa realizada pela EDC de São Paulo apontou que os maiores consumidores do prato estão no estado de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro.

 “Difícil quem resista a uma fornada de pão de queijo quentinho, acompanhado de um café coado na hora. É uma receita afetuosa, reconfortante. E você pode consumir em qualquer lugar, inclusive em casa comprando as opções congeladas”, conta o empresário Mauricio Aparecido da Silva, num campineiro de família mineira, responsável pela D’Minnas, a primeira Pão de Queijaria da cidade que, não por acaso, nasceu no Dia Nacional do Pão de Queijo.

Priscila, que é mineira e esposa de Maurício, mudou de Alfenas para Campinas há 20 anos. O casal, apaixonado por pão de queijo, há exatos quatro anos, no dia 17 de agosto, abriu as portas da D’Minnas Pão de Queijaria e, desde então, partilham o sabor da receita que está há três gerações na família de Priscila.

“Quando abrimos a D´Minnas queríamos justamente trazer o sabor do pão de queijo que estávamos acostumados a comer quando visitávamos nossos parentes de Minas. Campinas é uma cidade repleta de mineiros, mas percebemos que temos conseguido conquistar todos os públicos. Nosso espaço foi pensado para trazer não só o sabor mineiro como a hospitalidade que habita o coração mineiro”, conta.

 

Jeitinho mineiro de acolher: casal distribui porções de mini pão de queijo no Dia Nacional do Pão de Queijo

Para comemorar os quatro anos da D’Minnas o casal decidiu presentear com uma porção de mini pão de queijo quem for até o local, no dia 17 de agosto. “É nossa maneira de agradecer a receptividade e o carinho da cidade conosco de um jeitinho bem mineiro. Também é uma oportunidade para as pessoas provarem nossa receita que é exclusiva e totalmente artesanal. Quem passar pela D’Minnas poderá partilhar conosco suas histórias e causos”, conta Mauricio.

 

Entre sabores mineiros

Na D´Minnas Pão de Queijaria é possível provar ou levar para casa o pão de queijo tradicional, mas existem outras opções diferenciadas. Entre eles o lanche de pão de queijo recheado com linguiça amanteigada, geleia de pimenta defumada e rúcula e o de pernil que faz muito sucesso. “Essas versões são muito comuns de serem encontradas nas cidades mineiras e queríamos que as pessoas tivessem a oportunidade de comer aqui”, diz Maurício.

E para quem gosta de pão de queijo com doce tem as opções de doce de leite e queijo canastra e o recheado com goiabada cascão e queijo canastra. Além disso, o espaço traz opções de waffle de pão de queijo, sorvete de queijo, brigadeiro de queijo e um café vindo de Alfenas, coado na mesa.

 

Serviço:

D’Minnas Pão de Queijaria
Rua Dom Pedro I, 564 – Campinas – São Paulo
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 8hs às 21hs

Clique aqui e siga a Campinas Cafe no Instagram!

Exposição gratuita destaca geometria de tubos e conexões transformados em peças de mobiliário

Autismo: advogada destaca impacto da legislação e das terapias complementares na vida de pessoas autistas

Quase 50% dos casos de Alzheimer podem ser evitados ou adiados combatendo fatores de risco

“Dezembrite”, a tristeza de fim de ano. Psicólogo dá dicas de como evitar sentimentos negativos na época das festas.

Artigos relacionados