Em tempos em que a comunicação e a informação são democratizadas e de fácil acesso, estar vinculado a um grupo de comunicação ou uma rede tradicional para transmitir informações deixou de ser uma necessidade. Uma câmera e um microfone, ou somente um microfone, é mais do que suficiente para se comunicar com multidões, espalhar ideias e principalmente conhecimento.
Dentro deste contexto, e de uma sociedade que anseia por se comunicar, os veículos tradicionais abriram espaço para comunicadores independentes ou grupos menores, começaram a ganhar cada vez mais voz para falar e criar conteúdo sobre todos os temas e nichos possíveis. E é aí que os podcasts ganharam força. Ao invés de escutar uma rádio com intervalos comerciais e interrupções ao vivo, a pessoa pode simplesmente ouvir o podcast que ela mais gosta no trabalho, na academia, no caminho até o lugar em que está indo e tudo isso na palma da sua mão, com a possibilidade pausar, voltar e ouvir quando quiser.
Do jovem para todos
Como todo fenômeno que começa na internet e na comunicação, o primeiro público a ser atingido é o jovem, o que é natural, afinal, é quem permanece mais tempo na internet e conectados a novidades. Mas, os programas que inicialmente começaram com influenciadores e comunicadores mais novos, cresceu tanto a ponto de atingir todos os nichos. Afinal, os produtores de conteúdos mais velhos se atualizaram e conseguiram migrar para essa nova tendência, trazendo o seu público.
Diversos Temas
O podcast abriu porta para todos os temas: turismo, moda, variedade, ciência, cinema, finanças, motivação, esportes, notícias e o que mais quiser. Além da pluralidade de assuntos, a linguagem mais solta e descontraída é outro grande atrativo, enquanto meios de comunicação tradicionais são mais engessados, nos podcasts, há a liberdade do entrevistador e do entrevistado se comunicarem da maneira que acharem melhor, ou seja, a linguagem é praticamente livre, fazendo com que a conversa tenho um tom de sinceridade e não algo protocolar fruto de um media training.
Inserção do vídeo
Se a ideia inicial era comunicar-se apenas por áudio, isso mudou rapidamente. É predominante nos programas, o uso de câmeras, o que possibilita o ouvinte – que não é mais apenas ouvinte – a também assistir a entrevista. E a partir disso que a nova onda da comunicação está sendo levada: câmeras, microfone, apresentador, um operador de áudio e o convidado e um bom papo.
Para se ter uma ideia do tamanho do fenômeno, especialmente na pandemia, o Brasil subiu para o quinto lugar no ranking mundial de crescimento da produção de podcasts.
Possibilidade de Inspiração
Em meio a tantos programas, é evidente que nem todos possuem excelência e qualidade, mas é evidente que não faltam alternativas para se inspirar, adquirir conhecimento e especialmente motivar-se apesar de todas as adversidades.
Por isso, a Campinas Café separou alguns dos principais podcasts do Brasil, que certamente vão te inspirar e agregar muito conhecimento e crescimento, seja profissional, pessoal e espiritual.
PrimoCast
Thiago Nigro, umas das mentes mais brilhantes no que diz respeito a finanças e educação financeira, se reúne com a sua própria equipe toda segunda-feira às 06h30 para discutirem sobre empreendedorismo, mercado financeiro e investimentos. Além de indicações de livros que certamente agregam. O programa também conta convidados esporádicos.
Desobediência Produtiva
Após 15 anos na Rede Globo, maior e mais poderosa emissora do país, o repórter e apresentador Ivan Moré, decidiu iniciar um projeto pessoal onde recebe convidados com uma proposta de trazer motivação, empreendedorismo, pensamentos fora da caixa e especialmente ideias.
BrunetCast
Tiago Brunet é formado em teologia pela Florida Christian University, e é um dos principais palestrantes e coaching do país. Seu foco é sempre na gestão de pessoas, liderança e desenvolvimento pessoal.
Em seu programa, recebe convidados influentes para discutir questões empresárias, filosofias de vida e até mesmo ideias somadas a espiritualidade e propósitos.
Jota Jota Podcast
Apresentado por Joel Jota, ex nadador multe campeão, que atualmente é treinador e mentor de alta performance. Além disso, trabalhou por quatro anos no instituto Neymar como coordenador geral. Escritor e empreendedor, Jota também recebe convidados e foca no auto e alto rendimento usando situações e cenários da vida cotidiana.
Inclusive, recomendamos esse episódio que Joel conversou com Carlinhos Maia sobre a seguinte pauta: do zero a 25 milhões de seguidores.
Ou seja, gente boa para se inspirar e absorver conhecimento não falta, seja de qualquer assunto que deseja. Vamos nessa?