O deputado Edmir Chedid (DEM), membro efetivo da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesp), destacou na última quarta-feira, 3, a importância dos testes rápidos adquiridos pela prefeitura de Bragança Paulista para detecção da Covid-19 e conhecimento do verdadeiro número de infectados. No total, a administração pública municipal comprou 10 mil testes rápidos.
A testagem seguirá um protocolo de atendimento estabelecido pela Secretaria de Saúde, beneficiando moradores que participam das pesquisas da evolução da prevalência de anticorpos contra o SARS-CoV-2, realizadas em parceria com a Universidade São Francisco (USF) – grupo 1; e, depois, as pessoas com 60 anos de idade ou mais, com duas ou mais comorbidades (grupo 2).
Depois, os testes serão aplicados nos pacientes imunodeprimidos sem tratamento, nos portadores de tuberculose e nos funcionários públicos em exposição à doença, como os que atuam nos cemitérios. Os profissionais de empresas privadas, que realizam serviços essenciais, como frentistas, também serão beneficiados (estes integram os grupos 3, 4, 5 e 6 respectivamente).
As pessoas que têm contato direto com pacientes diagnosticados com a doença (grupo 7) serão as últimas a receberem os testes, conforme o protocolo de atendimento. “A compra dos testes rápidos corresponde justamente aos esforços da prefeitura em ampliar a testagem e aos esforços dos governos estadual e federal de enfrentamento da pandemia”, afirmou Edmir Chedid.
Diagnóstico
Ao destacar a importância da iniciativa a Bragança Paulista, o parlamentar afirmou que o diagnóstico preciso e correto é considerado fundamental para propor quaisquer medidas relacionadas à prevenção e ao prognóstico da infecção. “Neste momento, cresce a necessidade de testes rápidos para detecção. Por isso, reconheço e parabenizo a atitude da prefeitura”, ressaltou. Prefeitura de Bragança Paulista