Na manhã da última segunda-feira, por meio de transmissão ao vivo pelas redes sociais, o prefeito Jonas Donizette anunciou a adaptação do funcionamento de estabelecimentos, mas apesar haver o anúncio das mudanças, a cidade de Campinas continua com o período de quarentena estendido até dia 31 de maio.
O novo decreto, que será publicado hoje, terça-feira, dia 12 de maio, no Diário Oficial, prevê o funcionamento de estabelecimentos alimentícios, como restaurantes, bares, padarias e congêneres, mas mediante a sistema de entrega delivery ou retirada (drive thru) e os atendimentos presenciais continuam proibidos. Além disso, podem funcionar serviços automotivos, como lava rápido, estacionamento, comercialização e locação de veículos.
Também está liberado bens e serviços agropecuários, atividades internas em escritórios, como advogados, contabilidade e agência de viagem, além de assistência técnica de eletroeletrônicos, manutenção predial, elétrica ou hidráulica, lojas de materiais de construção, comércio de insumos para oficinas mecânicas, lanchonetes em postos de combustíveis, entrega, retirada e venda presencial, mas sem consumo no local.
Para que ocorra o bom funcionamento, os estabelecimentos e prestadores de serviços devem seguir as regras sanitárias, como uso de máscaras para funcionários e clientes, demarcação de distanciamento, disponibilidade de álcool gel e evitar aglomerações.