Presépios de várias partes do mundo e regiões do Brasil estão expostos na Paróquia Sant’Anna, no distrito de Sousas. As peças são da coleção do padre José Horácio Matos Fraga, da Arquidiocese de Aracaju, convidado pelo pároco do distrito, Marco Antonio Amstalden, a fazer a exposição.
Entre os presépios trazidos do Nordeste e expostos em Sousas, estão alguns criados pelo próprio padre Fraga, que conta ter fascínio por esse símbolo do Natal desde criança e, por isso, resolveu ser colecionador. “O presépio não é um simples adorno, é uma belíssima forma visual de manifestarmos a nossa fé e a nossa oração. Essa tradição envolve um processo, um crescimento, uma participação da família na história mais bela do mundo cristão. Montar um presépio me reporta afetivamente aos meus 7 anos, à minha educação em família. Desde então, nunca mais deixei de montar presépios. De várias culturas, formas e estilos”, diz.
Para o padre Amstalden, idealizador da exposição, a mostra é uma forma de resgatar o sentido do Natal que tem se tornado cada vez mais uma data comercial. “Presentear as pessoas, familiares, amigos é sempre bom. Mas o intuito de celebrar o nascimento de Jesus o Cristo, não pode se resumir a isso”.
O pároco conta que o primeiro contato com a atmosfera dos símbolos do Natal se dá com a contemplação dos presépios, que foram popularizados por São Francisco de Assis. Na noite de 1223 o santo representou o nascimento de Jesus, criando um cenário com pessoas e animais. Assim levou sua comunidade de frades e fiéis a celebrar com fervor e devoção aquele fato histórico e também de fé. “Os presépios, nas suas mais variadas formas de criação, sempre chamaram a atenção, principalmente das crianças para a forma como nasceu o filho de Deus”, diz.
Os presépios ficam expostos até o dia 5 de janeiro, na casa paroquial, das 10h às 20h nos dias de semana e nos finais de semana nos horários das missas.
Além da exposição dos presépios, a paróquia tem uma programação especial de Natal com a apresentação de vários corais. No dia 15, às 11h, a apresentação será dos Meninos Cantores de Campinas, e às 19h30 do Coro Collegium Vocale. A programação termina no dia 22, às 18h30, com o Schola Cantorum Immaculatae, coro masculino do seminário da Arquidiocese de Campinas.
Serviço:
Data: até dia 5 de janeiro
Horário: das 10h às 20h
Endereço: rua Siqueira Campos, 90, Sousas, Campinas – SP