Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora
Search
Close this search box.

Leis trabalhistas: entenda o efeito das novas regras

Redação Graciolidezembro 3, 2019

Leis trabalhistas

As alterações mexem em pontos como férias, jornada de trabalho, remuneração e plano de carreira. Essas são apenas algumas dúvidas que passam tanto na mente do trabalhador, quanto do empregador. Por isso, a Campinas Cafe entrevistou a Coordenadora do Departamento Pessoal da Análise Contabilidade & Assessoria Empresarial, Eloiza Azevedo, para esclarecer algumas dúvidas. Acompanhe!

O que a simplificação das leis trabalhistas propõe?

A simplificação das inúmeras Normas Regulamentadoras, que hoje burocratizam e encarecem a contratação da mão de obra. Além disso, propõem a Carteira de Trabalho Digital e o Seguro Desemprego Digital, podendo ser solicitado de forma eletrônica, sem ter a necessidade do comparecimento à agência da caixa.

Leis trabalhistas

Quais são as novas regras?

As principais mudanças são:
1 – Rescisão sem necessidade da homologação do sindicato;
2 – Dividir as férias em três períodos, desde que um deles tenha no mínimo 14 dias. Pela regra anterior, só poderia ser dividido em duas.
3- O empregador e empregado poderão negociar os intervalos de descanso e refeição desde que não seja inferior a 30 minutos. Pela regra anterior, o trabalhador que exercia uma jornada de 8 horas diárias, tinha no mínimo uma hora e no máximo duas horas para descanso ou alimentação.
Rescisão de comum acordo, ou o empregador demitia ou o empregado pedia demissão.
5 –Tempo despendido até o local de trabalho e retorno, nnao será computado na jornada de trabalho.

3) Quais são as vantagens para o trabalhador e para o empregador?

A desburocratização como também a flexibilidade na contratação e desligamento do funcionário, sendo a negociação acima de tudo uma das principais vantagens para ambos os lados, como por exemplo, a rescisão de comum acordo. O contrato de trabalho poderá ser extinto de comum acordo, com pagamento de metade do aviso prévio e metade da multa de 40% sobre o saldo do FGTS. O empregado poderá ainda movimentar até 80% do valor depositado pela empresa na conta do FGTS, mas não terá direito ao seguro-desemprego.

5) O que as novas leis do Brasil tem em comum com as de países desenvolvidos?

A nova reforma trabalhista deixa o Brasil um pouco mais próximo dos países desenvolvidos com a flexibilidade e modernização na contratação entre o patrão e o empregado. Com a automação o emprego fica cada vez mais escasso, fazendo com que a pessoa busca novos meios de ingresso no mercado de trabalho, entendendo e compreendendo o processo burocrático e caro que o empregador tem. A CLT nos dias atuais, por se tratar de uma Lei antiga, deixou o emprego e a atividade formal caríssima, e por isso os encargos trabalhistas no Brasil são elevadíssimos, diferentemente dos países desenvolvidos.

Galleria Shopping dá início às celebrações de Natal com festa de chegada do Papai Noel

Vivo Música apresenta show inédito e gratuito em Campinas

Com abertura do Irajá Redux, Parque Dom Pedro chega a 14 novas operações em 2024

Multi Arena EP FM recebe grandes nomes da música nacional e internacional em temporada de shows em novembro

Artigos relacionados