O ranking da Quacquarelli Symonds (QS), de consultoria britânica que classifica instituições de ensino superior da América Latina, coloca a PUC-Campinas como a melhor universidade particular do interior de São Paulo. A Universidade é apontada como a terceira do Estado e a 8ª melhor do Brasil, além de estar entre as 200 melhores da América Latina na lista geral.
As avaliações são realizadas da seguinte maneira: o QS Latin American University Ranking 2020 utiliza oito critério de avaliação, sendo eles de reputação acadêmica e reputação de empregabilidade, relação professor/aluno, professores com doutorado, rede de pesquisa internacional, citação de artigos científicos, número de artigos por professor e impacto na web.
A Instituição ainda foi destaque no ranking do Guia da Faculdade do jornal O Estado de S. Paulo e outro pela Folha de S. Paulo. No primeiro, a Universidade aparece em segundo lugar entre as universidades privadas brasileiras com mais cursos com notas máximas. Já na Folha, ela é indicada como a melhor do interior e entre as melhores particulares do país.