Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora
Search
Close this search box.

Intercâmbio aos 40: dicas para se aventurar nessa experiência enriquecedora

Redação Gracioliagosto 19, 2019

Intercâmbio aos 40

O pensamento lógico social e cronológico dos anos 80 mudou e, cada vez mais, as pessoas têm investido o seu capital em experiências ao invés de produtos, e a idade não é um empecilho. Segundo a pesquisa anual da Belta, Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio, 365 mil pessoas embarcaram com o objetivo de viver por um tempo em outro país em 2018, dessas, 17,7% tinham 40 anos ou mais.

De acordo com Maura Leão, presidente da Associação, o aumento da procura por intercâmbios dessa faixa etária aumentou significativamente. “Em 2017 foram 15,1%. Outro dado interessante é que 62% das pessoas que embarcaram eram mulheres e estavam viajando sozinhas. É uma independência inspiradora”, comemora.

Para quem deseja embarcar nessa aventura, a Diretora da Belta, Mariglan Gabarra, listou para a Campinas Cafe seis dicas que aprendeu com suas viagens sozinhas após os 40. Acompanhe!

Recupere a sua capacidade de sonhar

Esse é o momento que você vai sair da sua zona de conforto. Por isso, não tenha medo de se desligar da família e estipule um horário para falar com as pessoas no Brasil. Lembre-se de que você tem a mesma capacidade idioma que os mais jovens em aprender um novo. Além disso, tudo depende do tempo que dedicamos para trabalhar nossa mente. Permita-se viver essa experiência.

Um olho no aprendizado e o outro em viver a cultura

Intercâmbio aos 40

O melhor jeito de aprender é na prática, certo? Por isso, não se prenda ao curso de idiomas e viva a cidade! Vá aos lugares que só os nativos frequentam e vivencie a experiência. Dessa forma, ela será única e você voltará realmente mais confiante.

Inclua um curso que tenha a ver com o seu momento atual

Se você trabalha e vê uma perspectiva de crescimento para a sua carreira, cursos de pós-graduação e outros profissionalizantes são uma ótima opção. Existem também modalidades diferentes, como cursos livres de história da arte ou gastronomia, que você pode optar como alternativa aos tradicionais de idiomas.

Atente-se para a escolha do destino

Intercâmbio aos 40

Aqui vale uma análise do seu perfil: qual o clima que se sente melhor, se prefere um local badalado ou mais tranquilo, qual sua verba disponível, entre outros. Lembre-se de respeitar os seus limites e optar por uma cidade que tenha a ver com os seus gostos. Se gosta de calor, vale conhecer Malta, por exemplo, e se prefere o frio, o Canadá pode ser uma ótima opção.

Saúde mental e física

Ficar com receio de viajar por conta da saúde é normal, mas tem solução. Procure um médico e faça um check-up antes de ir para o intercâmbio. Com os exames em dia, você viajará mais tranquilo. Lembre-se também de contratar um seguro viagem que cubra os imprevistos e leve os principais remédios com você, pois pode ser difícil de encontrar no seu destino.

Verifique se a sua agência possui o Selo Belta

Não apenas por conta da segurança, mas também porque as agências certificadas possuem consultores educacionais especializados que fazem a diferença para o sucesso do programa escolhido.

“Nós por Elas: Mentores que promovem vidas” – O poder transformador da mentoria para mulheres é destaque em livro

Lupa do Bem vence como “dinamizadores” no Prêmio Impactos Positivos de 2024

Galleria Shopping dá início às celebrações de Natal com festa de chegada do Papai Noel

Vivo Música apresenta show inédito e gratuito em Campinas

Artigos relacionados