Por Lucas Estevam
As férias de julho já está aí. E, por isso, para quem sonha conhecer a neve, mas não quer ir muito longe, precisa conhecer os destinos maravilhosos na América do Sul que costumam nevar nessa temporada. Confira:
Santa Catarina – Brasil
É na serra de Santa Catarina que estão as cidades mais frias do país. Temos por lá temperaturas negativas durante o inverno e quase todo ano é possível ver neve! As cidades mais frias são: São Joaquim, Urubici, Laje, Bom Jardim e Bom Retiro.
Bariloche – Argentina
Esse normalmente é o primeiro lugar a ser lembrado pelos amantes do esqui. As estações de lá são algumas das mais famosas da América do Sul e podem ser usadas por iniciantes ou esquiadores experientes. Entre as principais estações estão: Cerro Otto, onde está a única confeitaria giratória da América do Sul; Cerro Catedral, com 120 km de pistas para todos os tipos de esquiadores e Piedras Blancas, que é perfeita para a família. No inverno também é possível visitar outras atrações, como o Parque Nacional Nahuel Huapi e o Circuito Chico.
Mendoza – Argentina
Mendonza tem cenários maravilhosos intensificados pela neve. A estação de esqui mais alta da Argentina, a Las Le Leña, possui mais de três mil metros de altitude e, para garantir a prática do esporte mesmo em dias não tão frios, ela conta com o mais moderno sistema para fabricar neve artificial. Outra atividade imperdível nessa época do ano é visitar as vinícolas. Em um raio de 100 km você encontra muitas delas! As melhores cidades para enoturismo são: Valle de Uco, Luján de Cuyo e Maipú.
Santiago – Chile
Diferente da Argentina, no Chile você não precisa ir longe da capital para ver neve, já que as principais estações ficam ao redor de Santiago. Algumas das opções são: Valle Nevado, El Colorado e Farellones.
Chillán – Chile
A 450 km de Santiago, essa região é conhecida pela famosa estação de esqui “Nevados de Chillán” e pelas propriedades medicinais que suas águas termais oferecem. Aqui as paisagens ficam pintadas de branco na maior parte do ano e podem ser exploradas de várias formas. A cidade com aeroporto mais próxima é Concepcion, para chegar até Chillán, são mais 100 km de estrada. Dica: alugue um carro.
E aí viajante, já escolheu seu destino para as próximas férias?