Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora

Acelerador de partícula foi inaugurado em Campinas

Redação Graciolinovembro 19, 2018

Acelerador de partícula foi inaugurado em Campinas

Nomeado como Projeto Sirius, um acelerador de partícula foi inaugurado em Campinas na quarta feira, 14, e será capaz de analisar diferentes materiais de átomos e moléculas. A máquina funciona como um telescópio capaz de revolucionar pesquisas nas áreas da saúde, agricultura e exploração de petróleo.

A cerimônia contou com a presença de físicos ilustres que contribuíram para a criação e consolidação do projeto, como diretor–geral, Antonio José Roque da Silva, o presidente honorário do conselho do CNPEM Rogério Cézar de Cerqueira Leite, além do presidente Michel Temer.

Localizado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem), tem estrutura que mede 68 mil m2 (equivalente a um estádio de futebol) e é uma das mais modernas do mundo. O projeto custou cerca de R$ 1,3 bilhão, e a previsão é que até o término das obras, o total alcance R$1,8 bilhão.

Com conclusão completa prevista para 2020, o acelerador poderá ser utilizado por pesquisadores para obter imagens de materiais biológicos, vírus e proteínas, além da estrutura cristalina e molecular de amostras de solos, minerais e novos materiais criados em laboratório. 

72,6 MILHÕES DE PESSOAS ESTÃO INADIMPLENTES NO BRASIL

Norovírus: Sintomas, tratamento e prevenção de infecção por vírus que causou surto na Baixada Santista

Vinhos e espumantes brasileiros fecham 2024 com 776 premiações

Senninha: Curaprox lança kits de escovação para crianças com proposta divertida e inspirada em valores positivos

Artigos relacionados