Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora
Search
Close this search box.

Redação Graciolisetembro 5, 2018

Carla Bianco fala sobre Varanda Gourmet

Por Carla Bianco                                                        

Carla Bianco fala sobre varandas gourmet
           @cacabianco

As varandas gourmet ganharam espaço em quase todos os novos empreendimentos imobiliários. Palco de confraternizações, ela é um refúgio da vida moderna, incentivada pela demanda crescente por um estilo de vida mais natural e desacelerado. Aliás, o termo “gourmet”, de origem francesa, refere-se atualmente ao prazer de preparar a própria comida e servi-la acompanhada de boas bebidas e companhias, para degustar e celebrar pequenos e fundamentais momentos da vida.

Hoje, com ambientes integrados, a varanda está, muitas vezes, agregada à sala de estar ou à cozinha. E se você pensa em fazer uma no seu apartamento, lembre-se que é necessário uma autorização do condomínio, especialmente se a reforma envolver a retirada de paredes. Aqui vão algumas dicas de como decorar esse espaço!

Carla Bianco fala sobre Varanda Gourmet

Móveis

Aqueles que você usa em uma sala de estar, jantar e até mesmo em uma varanda simples. Ou seja, sofás, poltronas, bancos e espreguiçadeiras são algumas das peças que podem transformar a sua varanda gourmet numa área de estar da sua casa. Redes, pufes e mesa de jantar completam o ambiente. Mesmo que a varanda seja coberta, a luminosidade natural pode danificar os móveis e utensílios, por isso, o melhor é optar por mobília feita em material sintético para obter o máximo de resistência contra a ação das intempéries. Para trazer mais cor e a sensação de aconchego, abuse das mantas e almofadas.

Carla Bianco fala sobre Varanda Gourmet

Eletrodomésticos e utensílios

Se a ideia é cozinhar e receber os amigos para refeições, é interessante pensar em itens como: pia, geladeira ou frigobar, um fogão ou cooktop, coifa, adega e  cervejeira. Para as louças, panelas e talheres você pode investir em peças de cores vivas e alegres, ou louças de barro, cerâmica e ferro.

Carla Bianco fala sobre Varanda Gourmet

Objetos para decoração

Nas paredes, é possível apostar em objetos além de quadros. Louças e panelas são opções criativas. Prateleiras e nichos também ajudam a organizar e decorar. E não deixe de fora os vasos de plantas, eles ajudam a dar um ar aconchegante.

Carla Bianco fala sobre Varanda Gourmet

Bancada

Ideal para um apartamento pequeno, a bancada é um elemento que pode servir como base para o preparo de alimentos e bebidas. Se for utilizada no apoio das refeições, deve ser acompanhada de um conjunto de banquetas altas. Não deixe de optar por uma peça com revestimento durável e bonito, como mármore, madeira ou granito.

Carla Bianco fala sobre Varanda Gourmet

Churrasqueira e forno a lenha

O famoso cantinho do churrasco não pode faltar na varanda gourmet. Ela pode ser de tijolinhos, inox ou cerâmica e até portátil. A churrasqueira também pode vir acompanhada de um fogão e forno a lenha.

Carla Bianco fala sobre Varanda Gourmet

Fechamento com vidro

Já que a intenção da varanda gourmet é promover maior intimidade e socialização dos convidados, deixar o ambiente integrado à casa é muito importante. Para isso, vale fechar o ambiente com blindex ou vidro. O tipo mais usado é a cortina de vidro, que também pode ser aberta para arejar. Além de dar mais intimidade, essa opção ainda ajuda a proteger o local do frio e da chuva.

Gastronomia brasileira brilha na 20ª Campinas Restaurant Week com menus que exaltam ingredientes regionais

Gastronomia Hospitalar: Uma comunhão de talentos

Iguatemi Campinas recebe Lúcia Helena Galvão, Rossandro Klinjeye Vanessa Rodrigues para bate-papo e lançamento de livro

Campinas Restaurant Week comemora 10 anos com o lançamento da 20ª edição em mais de 40 restaurantes

Artigos relacionados