Ícone de nuvem C Campinas Ícone de calendário Ícone de hora
Search
Close this search box.

Redação Graciolimaio 25, 2018

web 1

Na era da personalização e do serviço, profissões surgem no mercado para suprir a falta de tempo das pessoas. Você já ouviu falar em Personal Organizer? Se não, pense em uma fada madrinha da atualidade. É quase isso! Uma pessoa que organiza os ambientes da sua casa e, ainda, pensa em soluções práticas, criativas e que otimizem o espaço. Esse é o trabalho de Rose Webster, designer de interiores e paisagista que encontrou no seu hábito de organização, uma forma de trabalho. “A falta de organização gera perda de produtividade e cansaço emocional”, afirma a profissional, que atua tanto em residências, quanto em empresas.

A falta de organização é hoje, um dos principais obtáculos dentro das empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Brother Internacional, procurar itens perdidos custa mais de US$ 89 bilhões nos escritórios dos Estados Unidos. Em média, funcionários gastam 38 horas por ano procurando por arquivos e outros objetos, o que equivale a uma semana de trabalho por ano. A Campinas Cafe conversou com a Personal Organizer, que explicou como funciona esse trabalho.

Campinas Cafe: Você é designer de interiores. Como surgiu o interesse pela área de Personal Organizer?
Rose Webster:
Desde muito pequena sou organizada. Virginiana, tenho prazer deixar tudo em ordem. Em 2014, conheci um curso em São Paulo, um dos pioneiros na área de Personal Organizer e resolvi fazer. Foi aí que percebi que existem técnicas de organização, de como guardar no armário, tipos de dobraduras. Hoje, as pessoas tem cada vez mais atividades e o tempo fica escasso para pensar na organização, por isso esse serviço é muito procurado. Foi aí que vi uma oportunidade de unir o que gosto com trabalho.

Campinas Cafe: Qual a diferença entre organizar e arrumar?
Rose Webster: Arrumar é uma forma caseira. Organizar envolve técnicas, algo mais profissional. Na organização você otimiza os ambientes. O primeiro passo é aprender o método do descarte, etapa fundamental para evitar acúmulos e espaço.

Campinas Cafe: Esse trabalho pode ser feito em qualquer ambiente da casa?
Rose Webster: Sim, todos! Quarto, escritório, cozinha, sala, dispensa, garagem, sótão. O Personal Organizer começou com atuação em casas e empresas, mas hoje tem uma infinidade de opções, por exemplo para ajudar na mudança. Aplicamos a técnica do descarte, depois embalamos e, por fim, recebemos tudo na casa nova para dar início à organização. Outro exemplo, quando a mulher está grávida e precisa montar o quarto do bebê. Nós ajudamos a organizar para facilitar a mãe e, ao mesmo tempo, a pensar em uma disposição segura para o filho.

Campinas Cafe: Quanto tempo, em média, demora para organizar um ambiente?
Rose Webster: Teve uma cliente que fiz roupeiro, quarto e banheiro em dois dias. Mas, depende muito do tamanho do espaço e de como ele se encontra.

Campinas Cafe: Como funciona a manutenção?
Rose Webster: Se a pessoa for organizada e seguir com a manutenção, ela mesmo conseguirá manter. Mas, tenho clientes que já me solicitaram para ir uma vez ao mês para ajeitar o espaço. Nós damos algumas dicas também, como dobradura de calcinhas, que otimiza espaço e deixa a gaveta clean.

Campinas Cafe: O que você precisa para ser um Personal Organizer?
Rose Webster: Basicamente, ser organizado. Não existem outros pré-requisitos! É uma área muito promissora. Hoje, 98% dos cargos são femininos.

Lupa do Bem vence como “dinamizadores” no Prêmio Impactos Positivos de 2024

Galleria Shopping dá início às celebrações de Natal com festa de chegada do Papai Noel

Vivo Música apresenta show inédito e gratuito em Campinas

Com abertura do Irajá Redux, Parque Dom Pedro chega a 14 novas operações em 2024

Artigos relacionados