Passseio gastronômico: Parque Olivas de Gramado, na Serra Gaúcha, inicia período de colheitas que pode ser acompanhado de perto

Equipe realiza colheita das varietais cultivadas no parque: Arbequina, Koroneiki, Picual, Frantoio, Ascolana e Manzanilla.

0
33
Publicidade

O Olivas de Gramado realiza durante a próxima semana a primeira etapa de colheita de frutos da safra 2022. Apesar da estiagem, os administradores do primeiro empreendimento da Serra Gaúcha dedicado à olivicultura e olivoturismo têm expectativa de ampliar em 20% o volume colhido em 2021 – próximo de 5 toneladas.  

No primeiro dia serão colhidos frutos das variedades Arbequina e Koroneiki, no segundo as varietais Picual, Frantoio, Ascolana e Manzanilla, completando os seis tipos cultivados no parque, com mais de 12 mil árvores. 

O processo de colheita é majoritariamente manual, feito exclusivamente pela equipe do parque, para manter a integridade do fruto, que é de extrema importância para o resultado final, o azeite de oliva extravirgem. A colheita deve iniciar nas primeiras horas da manhã, seguindo até o começo da tarde. Encerrada a colheita do dia as azeitonas são encaminhadas para o processamento, ou seja, no mesmo dia já viram azeite. Este curto intervalo entre a colheita e o processamento é muito importante para a preservação das características e qualidade do produto.

Safra reconhecida internacionalmente

A safra 2021 – primeira do Olivas de Gramado – resultou em um micro lote de 2 mil unidades (já esgotado) do Terroir Serrano, anunciado no começo de 2022pelo catálogo internacional Flos Olei, de Milão, como um dos 500 melhores azeites extravirgem do mundo. O azeitólogo do empreendimento, André Bertolucci, já está otimista com a safra 2022.

“Esperamos criar um Terroir Serrano 2022, ainda mais complexo, que possa participar de outros concursos internacionais tão importantes quanto o Flos Olei”, declara.

Boilerplate

Localizado a 14 quilômetros do centro, na localidade de Linha Nova, o Olivas de Gramado tem três anos, e reúne plantio de oliveiras, trattoria com gastronomia colonial, piquenique, turismo rural, fazendinha com mini animais, mirantes para o canyon Pedra Branca, trilhas autoguiadas e grife exclusiva de azeites de oliva extravirgem e souvenirs.

É importante salientar que em caso de chuvas, a colheita será adiada. v

O espaço 

O espaço funciona de segunda, terça, quinta e sexta das 10h30 às 18h. Em finais de semana e feriado é das 10h às 18h. Quarta-feira é o único dia que não abre. Para garantir seu ingresso, basta acessar o site, os valores são de R$ 99,90 (antecipado) e R$ 119,90 (na bilheteria). Há um desconto de 50% para crianças de 12 a 16 anos, idosos e estudantes, até 11 anos isento. Para mais informações, é possível entrar em contato e ver toda a programação através do telefone de contato, site ou redes sociais.

WhatsApp:(54) 99610.7626

Site: www.olivasdegramado.com.br

Instagram:@olivasdegramado

Facebook: www.facebook.com/olivasdegramado

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui