Com a globalização e o avanço da internet, as fronteiras ficaram pequenas perto das trocas de informações que acontecem a cada segundo em diferentes pontos do mundo. O intercâmbio de culturas já se dá através de telas e, cada vez mais, conversamos e consumimos outros idiomas, como o inglês, por exemplo. Por isso, a redação da Campinas Cafe separou cinco curiosidades sobre essa língua. Confira!
Até nas alturas
O inglês, dentre todas as línguas do planeta, foi escolhido como o idioma oficial dos ares. Isso significa que os pilotos, em voos internacionais, são obrigados a se comunicar em inglês com as torres de comando, não importa o território em que se está sobrevoando.
O terceiro idioma mais falado do mundo
O inglês é a língua universal, mas não é a língua mais falada no mundo. O mandarim lidera esse ranking, seguido pelo espanhol. Em terceiro vem o inglês. A língua é oficial em 118 países do globo e é falada, nesses locais, por 378 milhões de pessoas. Em todo o mundo, são 1,1 bilhão de falantes.
Novas palavras
Por ano, cerca de quatro mil palavras são acrescentadas ao dicionário da língua inglesa. Isso significa que a cada quatro horas, uma palavra é introduzida no idioma.
Diferentes endereços
O inglês é a resultado da influência de centenas de culturas e línguas diferentes. Francês, alemão, italiano, espanhol e grego, por exemplo, tiveram influência direta na construção do vocabulário inglês. Além disso, o sotaque pode mudar de acordo com o país, pode ser britânico, escocês, irlandês, americano, entre outros.
O inventor de palavras
William Shakespeare, um dos maiores nomes da literatura e autor de livros como “Romeu e Julieta” e “Hamlet”, é apontado como criador de uma série de palavras introduzidas no vocabulário inglês. Acredita-se que foram duas mil frases e expressões criadas por ele.