Eles são os preferidos do inverno, mas podem ser adaptados de forma saborosa para os dias quentes. Tanto o café, quanto o chá possuem versões refrescantes para o verão. A redação da Campinas Cafe conversou com especialistas em bebidas para entender os segredos e dar dicas para aproveitar essa temporada.

Chá gelado

chá e café gelado

Conhecidos como iguarias milenares vindas da China, os chás são mais versáteis do que se possa imaginar e, por isso, sabem fazer sucesso também nesta época do ano. De acordo com o chef e docente do Senac Campinas, Claudio Tiberio Gil, as infusões são bebidas muito leves e práticas para serem consumidas geladas. “As opções são inúmeras, mas as mais delicadas, como o capim santo, maracujá, chá verde, hortelã, jasmim e camomila, combinam melhor com o verão”, conta. Segundo Claudio, é possível misturar diferentes sabores de chás, mas é importante respeitar as proporções. “Ingrediente fortes são adicionados em menores quantidades e permanecem em infusão por menos tempo, assim não roubam a cena gustativa. Na dúvida é só optar pelos clássicos, como abacaxi e hortelã”, explica.

Saúde

Além de convidativo e refrescante, o chá também possui propriedades benéficas à saúde. “Eles aceleram o metabolismo fazendo a eliminação dos líquidos fluírem”, diz Gil. No topo da lista, o chef destaca o chá preto, branco e verde, além dos termogênicos, como gengibre e pimenta vermelha. “Vale ressaltar que o excesso de açúcar não é bem vindo para esses fins, já que pode ajudar o corpo a reter líquidos”, finaliza.

Receita – Chá de folha de pitanga com hibisco e gengibre

chá e café gelado

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres de sopa de hibisco seco;
  • 24 folhas frescas de pitanga;
  • 2 lâminas finas de gengibre com a casca e limão e hortelã a gosto

Modo de preparo: Em uma chaleira ou panela limpa com tampa, leve a água ao fogo, quando estiver fervendo desligue o fogo e acrescente os ingredientes e tampe. Deixe em infusão por 15 minutos, em seguida coe e deixe esfriar. Sirva em copo longo com gelo, limão e hortelã.

Café gelado

A bebida que é paixão mundial e está presente no dia a dia da maioria das pessoas é consumida em qualquer estação do ano, a qualquer hora. Mas, algumas receitas inusitadas que a tornam gelada, deixam o café com um toque mais criativo para os dias quentes. De acordo com o barista e docente do Senac Campinas, Juliano Gonçalves dos Santos, os cafés gelados pedem misturas que utilizam limão e água com gás. “Essa combinação trará frescor à bebida. Para adoçar, podemos utilizar leite condensado”, diz.

chá e café gelado

Além disso, segundo Juliano, é possível adaptar todas as versões de cafés quentes para a versão gelada. “Nas bebidas que utilizam leite quente, podemos utilizar o sorvete ou o leite batido com gelo, formando o frapê. Nas bebidas em que o café é puro, utilizamos o café extraído a frio ou extraímos o café sobre pedras de gelo”, explica.

Dicas!

De acordo com o barista do Empório Santa Therezinha, Miguel Rangel, é possível utilizar cubos de café para a versão gelada. “Chama tropical. Bato os cubos com creme de leite, açúcar mascavo e sirvo com hortelã”, conta. Outra dica, segundo Juliano dos Santos, é extrair o café a frio para não deixar aguado. “No geral é usada uma moagem grossa dos grãos, deixado na água fria e coado após cerca de 12 horas descansando. A proporção ideal é de cerca de 10 gramas de café moído para cada 100 ml de água”, explica o barista.

Receita – Refrigerante de café 

chá e café gelado
Barista Miguel Rangel.

Em um copo grande coloque de quatro a cinco pedras de gelo e meio limão espremido. Se preferir, corte uma rodela de limão para colocar dentro ou enfeitar o copo. Depois, complete pouco mais de três quartos do copo com água tônica e finalize despejando lentamente o café extraído a frio ou café passado bem fraco. Se preferir adoce açúcar mascavo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui