Por Mariana Arruda

Verduras, legumes e frutas. Se os benefícios de cada um desses alimentos de forma isolada são incontáveis, imagine quando são combinados? Para alguns, o mix pode até parecer estranho, mas adicionar o toque adocicado nas saladas pode ser um hábito prazeroso e, até mesmo, mais nutritivo. De acordo com a nutricionista clínica da LC Restaurantes, Vanessa Caluete, a quantidade de nutrientes da salada aumenta quando associada à fruta. “Muitas pessoas não costumam comer saladas ou possuem alguma dificuldade em comer vegetais. Por isso, adicionar as frutas pode tornar a alimentação mais fácil e prazerosa”, explica.

Frutas na salada

Segundo a nutricionista, além de ser mais agradável, a combinação pode aumentar a saciedade por possuir maior quantidade de fibras na composição. “A maioria das pessoas ainda se alimenta de outros nutrientes e ingere pouca quantidade de vitaminas e minerais, quando a recomendação seria de aproximadamente 50% da composição total do prato”, completa Vanessa.

Monte sua salada!

Frutas na salada

De acordo com a nutricionista, a escolha das frutas é muito importante, já que ao mesmo tempo em que algumas potencializam o efeito, outras prejudicam. “É bom saber para que serve cada fruta. Lembre-se de dar preferência para aquelas in natura e de safra, evitando cultivo inadequado do alimento”. Além disso, ela alerta que o consumo de frutas fontes de vitamina C é indispensável. “Sempre orientamos consumir pelo menos uma opção ao dia para auxiliar na imunidade e, após a refeição, para melhor absorção de ferro”, completa Vanessa. Conheça algumas misturas ideais que podem compor as saladas:

Abacaxi + hortelã

Segundo a nutricionista, a mistura de abacaxi com hortelã ajuda na digestão, e pode ser utilizada em saladas. “O abacaxi possui a enzima bromelina, que auxilia na digestão como um todo. A hortelã, por sua vez, estimula o aparelho digestivo”, explica.

Tomate + abacate

O abacate ajuda na absorção das propriedades presentes no tomate. “Como o abacate possui gorduras boas, ele transporta o licopeno do tomate, importante na redução dos radicais livres, até o intestino”, diz Vanessa.

Qual escolher?

Fonte de vitamina C: laranja, acerola, maracujá, morango e limão
Fonte de vitamina B: damascos, citrinos e figos
Fonte de magnésio: banana, abacate, castanhas
Fonte de cálcio: rúcula, agrião, espinafre
Fontes de potássio: banana, Kiwi, melão, figo, tâmara, goiaba, uva preta, cerejas, damascos, ameixas, coco fresco, abacate, abacaxi, maçãs e mamão

Receita

De acordo com a chef da Lecodê Escola de Culinária, formada em Gastronomia pela Universidade São Francisco e Especialista em Alimentação Funcional pela Famesp, Tuany Zotareli, existem diversas opções deliciosas e nutritivas, como a salada árabe Fatouche, feita com romã. Confira abaixo a receita indicada pela chef:

Salada Fatouche

Frutas na salada

Para a salada:

-2 xícaras de alface Romana ou Americana cortada grossa.
-1 xícara de rúcula fatiada grossa.
-2 colheres de sopa de hortelã fresca picada
-2 colheres de sopa de salsa picada
-1/4 xícara de pepino fatiado
-1/4 de rabanete fatiado
-8 tomates cereja cortados ao meio
-1/2 cebola roxa fatiada
-1 colher de sopa de sementes de romã
-1 fatia de pão árabe tostado e quebrado grosseiramente

Para o molho:

-1/4 xícara de azeite
-1/2 limão espremido
-1 colher de sopa de zaatar
-1 colher de chá de Sumagre
– Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo: 

-Misturar tudo com um batedor de arame e reservar.
-Juntar os ingredientes da salada em uma tigela exceto o pão tostado.
-Temperar com molho e colocar o pão por cima e servir imediatamente.

Salada de Banana ao molho de curry

Frutas na salada

– 5 bananas nanica madura
– 1/2 copo de iogurte
– 1 copo maionese
– 1 colher de sopa de curry
– 20 gramas de castanha de caju
– Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Corte as bananas em rodelas e tempere com os demais ingredientes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

15 − onze =