Diante de movimentos, correntes e diálogos de fortalecimento que surgiram durante o difícil e longo período de isolamento social na internet, um deles já inspirava hábitos para um mundo melhor. São 28 anos de dedicação ao ser humano e seus desafios, mais de 100 mil pessoas impactadas por seus cursos e uma legião que ultrapassa um milhão de seguidores em sua conta no Instagram. “Vamos ser feliz!”. Com a simples afirmação, que já virou marca registrada de seus vídeos, e tranquilidade na fala, o terapeuta transpessoal Harry Tadashi Kadomoto traz reflexões diárias sobre autoconhecimento e inteligência emocional muito antes do cenário de pandemia. Seu propósito de “contribuir para que o mundo seja um local onde as pessoas queiram estar” parece fazer ainda mais sentido hoje e soa como catalizador de hábitos mais humanos, capazes de transformar a vida de pessoas através de solidariedade, gratidão e amor.

“Quem sente gratidão por pouco é merecedor de muito”

terapeuta Tadashi Kadomoto
Terapeuta Tadashi Kadomoto Foto: divulgação

Em entrevista exclusiva para a Campinas Cafe, Kadomoto, Trainer em PNL pela conta University of Califórnia, instituição criada e coordenada por Robert Diltz, um dos precursores da PNL no mundo, conta como reagiu à chegada da Covid-19 e de que forma o autoconhecimento se mostra fundamental na conscientização do humano sobre seu papel no mundo. Tadashi ministra cursos pessoais e corporativos e atende em suas clínicas em Campinas e São Paulo. Acompanhe suas palavras na íntegra.

A pandemia colocou as pessoas dentro de casa de um dia para o outro, todos sob o medo de uma doença invisível, global e, para muitos, fatal. Como o senhor recebeu a notícia da pandemia?

Sou humano como qualquer um e tenho meus sentimentos para administrar. Quando a Covid-19 chegou ao Brasil e foi decretada a quarentena, fiquei sem chão, não sabia o que fazer. O medo, a insegurança e a ansiedade tomaram conta de mim. Ao compartilhar estes sentimentos com minha família, percebi que estavam todos na mesma. Decidimos usar o que já vivenciamos no dia a dia, fomos meditar. Dez minutos depois estávamos todos tranquilos e olhando para o problema com os pés no chão, com inteligência emocional e começamos a agir para sair desta crise.

Em sua página do Instagram consta: “Tenho como propósito contribuir para que o mundo seja um local onde as pessoas queiram estar”. Esse propósito se alinha especialmente ao momento. Como contribuir para um planeta melhor?

Não sei o que cada um sentia com a humanidade “louca” e perdida como estava. Consumo sem consciência, buscando alegria em droga, álcool, viciados em redes sociais, falta de ética. Eu queria que o mundo parasse para que eu pudesse descer.
Sinto que esta pandemia fez o MUNDO e a HUMANIDADE PARAR. E isto era necessário para resgatarmos valores e princípios. Olharmos e cuidarmos do que é importante.
Devemos começar olhando para dentro de si e se conscientizando do que precisa mudar, melhorar para nos tornarmos pessoas melhores. Por exemplo, para se criar um planeta melhor precisamos sentir que todos somos um.

O que significa vibrar no amor?

O amor é centelha Divina. O amor é o que cria a conexão entre as pessoas. Só sente e vive o amor quem tem Inteligência Emocional e sabe SENTI-LO. Eu não disse pensar no amor, eu disse sentir o amor. Amor é para sentir. Amor é amor, não tem sexo, raça, cor, credo.

Como a gratidão impacta em nossas vidas?

Toda Alma voltada para gratidão é uma Alma que merece a Abundância. O grande problema é que tem muita gente fazendo da gratidão um estilo vida, fazendo bonito para os outros. E a gratidão verdadeira vem da Alma. Quem sente gratidão por pouco é merecedor de muito, este é o impacto.

O que é o autoconhecimento? Qual sua importância?

Autoconhecimento é qualquer caminho ou processo que te faça olhar para dentro de si e se conscientizar do que precisa ser transformado. A importância do autoconhecimento é que temos muitos nós emocionais e só desatamos com processos e ajuda, por exemplo, terapia é um processo de autoconhecimento. E posso afirmar que a maioria não faz terapia por preconceitos e mais um milhão de desculpas. Por exemplo, “minha esposa precisa de terapia, eu não”. “Meu marido é muito nervoso ele precisa de terapia, eu não”. E na verdade todos nós precisamos de terapia.

Para um melhor desenvolvimento pessoal, quais capacidades devemos ativar?

Acredito que hoje a Inteligência Emocional é fundamental para ser feliz e bem sucedido.

Sua conta no Instagram é um sucesso, conta com 1M de seguidores e suas lives e convites diários à meditação mudaram a vida de milhares de pessoas. Qual a importância da meditação? Todos podem aprender?

Entre vários pontos importantes que a meditação tem, um chama minha atenção: a meditação tira as pessoas do estados de sofrimento e as coloca num belo estado interno de amor. Qualquer um pode aprender. Nós desmistificamos a meditação. Conseguimos torná-la simples, para qualquer um poder aprender. Uma dica: medite comigo nas minhas lives (@tadashikadomoto) às 6h e às 20h durante sete dias consecutivos. Depois me dê um feedback se sentiu os benefícios ou não.

Em seu site existem muitos cursos com opções para o universo corporativo e o individual. Para quem eles são indicados e o que podem agregar em âmbito de desenvolvimento pessoal e profissional?

Nossas vivências para o mundo corporativo como para pessoas físicas são direcionadas para o SER HUMANO. Nós cuidamos de pessoas. As empresas são organismos vivos porque são geridas por pessoas. No momento que o homem está alinhado, centrado, emocionalmente equilibrado, sabendo o que é importante para ele tudo se harmoniza, tanto o pessoal como o profissional. Partimos de um pressuposto: como vou liderar o outro se não lidero as minhas próprias questões?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui