A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), divulgou em formato de cartilha o resultado da pesquisa nacional sobre alimentação cardioprotetora. O material orienta a população e também os profissionais da área da saúde em como realizar ou recomendar uma alimentação que diminua os riscos cardíacos. Clique aqui para baixar o guia.

O estudo foi iniciativa do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Coração (HCor) e do Ministério da Saúde, que analisaram os efeitos de uma dieta brasileira para pessoas com doenças cardiovasculares. Trata-se do maior estudo clínico realizado em nutrição no Brasil.

A pesquisa foi aplicada em 40 centros de referência em cardiologia nas cinco regiões do Brasil e analisou 54 pacientes com mais de 45 anos e cardiopatas, eles foram acompanhados durante quatro anos pela equipe de médicos, enfermeiros e nutricionistas. 50% das pessoas analisadas, seguiram uma dieta cardioprotetora e a outra metade, uma alimentação conforme a orientação que já são de rotina no sistema de saúde.

O guia, orienta uma alimentação saudável composta por alimentos naturais e benéficos para a saúde do coração, além de integrar receitas do cotidiano com alimentos nacionais e de fácil acesso para que a população possa se orientar e seguir a dieta.

Entre os pesquisadores em encontram as professoras da Univali, Clarice Maria Specht, do curso de Enfermagem, Cristina Henschel de Matos e Claiza Barreta, ambas do curso de nutrição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

dois × cinco =