Por Grazi Caproni fim de ano 

Nutricionista e apresentadora no quadro Sobre Perguntas e Respostas.
(Programa Pop Station Band)
ciclonovo.com.br
@grazicaproni

 Dezembro se aproxima e, com ele, chegam: festas, ceias, encontros e tudo mais que envolve essas épocas. Para alguns, vistos como celebração e alegria. Para outros, como um período de comilança. As festas de fim de ano contemplam basicamente dois dias, no máximo quatro (24,25,31 de dezembro e 01 de janeiro) e o ano tem 365 dias. Ou seja, quando a exceção não é regra, tudo bem! Aproveite, curta com a família e amigos. Curta você mesmo. Reflita e siga em frente. Quero compartilhar com você algumas reflexões, seja para pensar sobre suas ceias de fim de ano, seja para qualquer outro momento de vida!

A tal vitamina “P”

Costumo falar de uma tal “vitamina” que atualmente poucos conhecem ou a conhecem demais: a “vitamina P” – de Prazer. Uma brincadeira que faço pra te dizer que ela faz parte, mas tem que saber tomar para dar alegria e não culpa. Tem momento pra tudo. Quem me conhece (e você aqui que me acompanha já deve ter notado), sabe que minha maneira de ver os alimentos, a nutrição e tudo que permeia esse universo é: para quem, quanto e em que momento se deve consumir qualquer coisa. Nutrientes sim. Mas afeto, memórias e toda bagagem emocional que o ato de comer trás também. Minha missão como nutricionista é poder compartilhar com as pessoas que tudo pode, mas nem tudo nos convém. Estimular a reflexão, jogar luz à consciência para que as melhores escolhas sejam feitas de acordo com seus objetivos, os quais muitas vezes podem ser contraditórios, mas que com uma boa pitada de autopercepção podem ser conectados e estarem mais alinhados. Compreendendo que na vida, tudo quando for moderado e sem extremos, é possível de ser apreciado.

Mais um ciclo se encerra, para dar lugar ao novo! Que bom! Desejo que você assopre pra bem longe o que não te pertence mais. Que beba muitos goles de coragem para dar espaço ao NOVO. Que semeie árvores verdes e férteis em sua mente, como lindos e tenros brócolis! E que recupere a confiança em seu corpo. Minha gratidão a você que me acompanha por aqui. Deixo uma receitinha que adoro e que pode quebrar um bom galho nesses dias de exagero, de forma mais saudável. Até o ano que vem. Beijos nutritivos.

Rabanada

fim de ano 

Ingredientes:

  • 4 fatias de pão dormido integral (pode ser sem glúten se preferir)
  • ½ a 1 xícara de leite de amêndoas
  • 2 ovos orgânicos/caipiras
    2 colheres de sopa de açúcar de coco
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • 1 pitada de sal marinho
  • Óleo de coco extra-virgem

Opcional:

  • ½ fava de baunilha ou 1 colher de chá de essência natural
  • 4 cravos
  • 1 anis-estrela
  • ¼ de colher de noz-moscada ralada na hora

Modo de preparo: Bata os ovos até obter um creme homogêneo, temperando com o sal. Se quiser, antes de usar o leite de amêndoas, tempere-o com especiarias opcionais e esquente em fogo baixo entre 10 a 15 minutos, sem ferver. Deixe esfriar e misture com os ovos. A quantidade de leite de amêndoas vai depender do tipo de pão e da espessura das fatias. Em uma frigideira funda, coloque óleo de coco até cobrir totalmente o fundo com uma camada fina. Esquente em fogo médio. Enquanto isso, mergulhe cada fatia de pão na mistura líquida, dos dois lados e, quando o óleo estiver quente, coloque para fritar, virando-as até que fiquem totalmente douradas. Coloque em papel-toalha para absorver o excesso do óleo. Em um prato raso, misture bem o açúcar com a canela e empane as fatias de pão frito dos dois lados. Se conservadas em recipiente fechado, ficam boas para consumo por até dois dias. fim de ano 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui