Por Lucas Estevam                                                                

Lucas Estevam, de Estevam pelo Mundo, fala sobre roteiro amsterdam
@estevampelomundo

Fui pela minha quarta vez à Amsterdam. O nome deriva de duas palavras: Amstel (do rio da cidade) e DAM que é uma barragem. Em 1345, começaram a construir barragens e a Holanda é hoje considerada um dos países baixos, por estar abaixo do nível do mar. Acho isso fantástico!

Curiosidades

  • Apesar de ter 750 anos, é uma capital européia relativamente nova e cheia de jovens pelas ruas!
  • A cidade tem mais bicicletas que pessoas;
  • Até mesmo para ser prostituta no Red Light District você precisa passar por um processo de seleção.

Lucas Esteves, de Estevam pelo Mundo, fala sobre roteiro amsterdam

Roteiro – dia 1

Se você tem apenas um dia em Amsterdam, não pode perder tempo! Cheguei em Amsterdam de avião no aeroporto de Schiphol (muito lindo e organizado, por sinal). De lá, você consegue pegar um metro diretamente para o centro da cidade – aliás, na Holanda, o transporte público é tão bom, que muitas pessoas nem tem carro. Fui direto ao meu hotel e decidi fazer um tour com uma empresa brasileira na cidade chamado: O MELHOR DE AMSTERDAM. Queira você contratar empresa ou não, é importante conhecer esses lugares:

Praça Dam (Dam Square)

Onde a cidade começou. Atolaram toda aquela região e em 1890 iniciaram a construção das estações de trem.

Palácio Real

Não! Os reis não moram lá, mas já moraram e hoje rende belas fotos.

Museu de Amsterdam

Amsterdam tem muitos museus e recomendo uma semana para ver todos, mas este, em especial, conta a história da cidade de maneira simples e divertida.

Begijinhof – Jardins Escondidos

Existe um lugar que passa despercebido por muitos viajantes em Amsterdam. O Begijinhof, apesar de não ser muito conhecido, fica no centro de Amsterdam e surgiu no século XIV. Algumas mulheres, decidiram dedicar sua vida a obras e arte e criaram o jardim.

Mercado das Flores

Amsterdam e flor tem tudo a ver! Se for na primavera ou verão, você NÃO PODE deixar de passar lá!

I Amsterdam sign

Passe no letreiro e aproveite para fazer aquela foto clássica.

Ao final do passeio, chamei a Manu, fotógrafa em Amsterdam para fazer umas fotos legais minhas. Afinal, nada melhor que uma foto profissional pra levarmos conosco de memória das viagens. Logo depois do tour, vá até a Heineken Experience. A cerveja Heineken é praticamente um cartão postal da cidade. Mas, compre seu ingresso no site para evitar filas. Se ainda estiver sol, alugue uma bicicleta e passeie pelos canais sem rumo até algum café, ou simplesmente vá ao centro para visitar os famosos Coffee Shops.

Lucas Esteves, de Estevam pelo Mundo, fala sobre roteiro amsterdam

Legalizada ou tolerada?

Muitos acreditam que a maconha é legalizada, na verdade ela é apenas tolerada. Os Coffee Shops, são “cafés” onde você pode tomar algo e fumar maconha. Eles oferecem sucos, shakes e os famosos bolinhos feitos com a erva (hash brownies). Eu não sou adepto da maconha, mas entrar não mata ninguém e garanto que vale a experiência.

Roteiro – dia 2

Hora de conhecer uma cidade próxima a Amsterdam chamada Zaanse Schans. Acordei por volta das 9 horas (sim, no verão e primavera os dias são longos e durmo sem culpa) para ir até a estação central encontrar a Fran, do blog Rota Amsterdam, que iria me acompanhar no passeio. Zans Hans fica pertinho e é famosa pelos queijos, moinhos, sapatos holandeses e a “perfeição” por ser todos os estereótipos da Holanda em um só lugar. Apesar de ser muito visitado e já turístico, você precisa ir. Passei o dia em Zaanse Schans, mas ainda tive tempo de voltar e jantar em Amsterdam. Depois fui conhecer e curtir o famoso Coffe Shop Bull Dog Amsterdam. Ele é famoso até no cinema, se não me engano é o maior coffee shop da Holanda para isso.

Lucas Esteves, de Estevam pelo Mundo, fala sobre roteiro amsterdam

Roteiro – dia 3

Último dia na cidade, pegue uma balsa para atravessar até o outro lado do rio (eles saem a  cada 5 minutos e são grátis) e chegue no Adam Lookout. Neste prédio, existe um restaurante muito bom onde jantei, mas o mais incrível fica em cima dele. Um balanço, onde você pode ver toda a cidade de Amsterdam de cima, mas lembre-se de verificar os horários pois eles mudam de acordo com as estações do ano. Logo depois, minha dica é visitar lugares pouco explorados por turistas, como as 9 ruelas, lojas, sebos, Mercado Novo e a mais estreita e mais larga casa de Amsterdam.