A Casa Santa Luzia renovou o cardápio de doces com a releitura da tradicional sobremesa francesa, Charlotte. A receita foi desenvolvida em parceria com o Chef Appolon Delamotte.

O doce, batizado de Charlotte Et Champagne Rosé Aux Fruits Rouge, traz uma massa artesanal de biscoito e é recheado com diversas frutas vermelhas, como morangos, framboesas, red berries, além de champagne rosé e chantilly.

Anote a receita!

Sobremesa Charlotte

Ingredientes para os biscoitos e base:

450g de água
100g de farinha
100g açúcar de confeiteiro
100g de açúcar de baunilha
(O Chef recomenda que a receita seja feita em uma forma de 13 centímetros).

Ingredientes para o recheio:

400g de morangos
150g de framboesas
150 ml de chantilly
150g de açúcar
10 folhas de gelatina
250 ml de champanhe rosé
2 limões

Ingredientes para enfeitar:

50g de red berries
50g morangos
50g de morangos silvestres
50g de framboesas
Açúcar de confeiteiro

Preparo do biscoito e base:

  1. Pré-aqueça o forno a 180° C.
  2. Separe os ovos, adicione o açúcar às gemas e bata. Em seguida, misture as claras até formarem um bico e adicione 20 gramas de açúcar de confeiteiro e açúcar de baunilha.
  3. Junte as claras (em 3 etapas) com a mistura de gema de ovo.
  4. Peneire a farinha e junte tudo. E encha um saco de confeiteiro.
  5. Cubra uma placa com papel manteiga. Sob ela faça 15 biscoitos. Polvilhe os biscoitos com muito açúcar de confeiteiro. E com a mesma mistura faça a base da Charlotte, dois discos com um diâmetro de 12 cm. Deixe-os descansar por 5 minutos e polvilhe novamente o açúcar de confeiteiro.
  6. Asse os biscoitos e os discos por 18 a 20 minutos.

Preparo do recheio:

  1. Lave e seque as frutas. Coloque-as no processador com o suco de limão e o açúcar, misture e passe a mistura final por uma peneira. Em seguida, adicione champanhe rosé.
  2. Mergulhe as folhas de gelatina em água fria por 5 minutos. Esprema o excesso de água e coloque as folhas em uma panela e derreta-as em fogo baixo, uma vez dissolvido, adicione à mistura de berries e champanhe.
  3. Filme uma forma de 13 centímetros, coloque a base da charlotte (um dos discos de biscoito). Recheie com metade da mistura de berries e champagne. Coloque o segundo disco de biscoito, adicione o restante da mistura e deixe ao menos 12 horas na geladeira.
  4. Pouco antes de servir, retire a charlotte do molde. Forre os lados do bolo com os biscoitos e decore o topo com os morangos, red berries e framboesas, para finalizar e deixar um toque mais especial, polvilhe com açúcar de confeiteiro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

onze + 12 =