Dentro e fora dos estádios, os torcedores demonstram seu amor ao time do coração. Para mostrar um pouco dessa paixão, o programa Cinema da Rede, parceria entre o Museu do Futebol e o CineFoot, vai exibir neste sábado (2/5), às 21h, uma sessão especial com filmes em curtas-metragens sobre as torcidas dos times paulistanos Santos, Corinthians, Juventus, Palmeiras, Portuguesa e São Paulo. Toda transmissão será pelas redes sociais, Facebook e Youtube.

O primeiro curta-metragem a ser exibido é “Santos para sempre na pele”, que mostra os torcedores que expressam o amor pelo time da baixada através de tatuagens. O filme, dirigido por Bruno Curti e Lorraine Lopes, relata como foi à escolha de cada desenho, o local do corpo onde a tatuagem foi feita e o porquê os torcedores resolveram eternizar o amor pelo clube para sempre na pele.

Museu do Futebol

Na sequencia a série “Som das Torcidas” retrata os torcedores de cinco clubes da capital paulista: Corinthians, Juventus, Palmeiras, Portuguesa, São Paulo e seus torcedores. Entre os assuntos, o samba da Gaviões da Fiel que tomou a arquibancada, o palmeirense que deu início à influência dos ritmos argentinos, o grito contra a CBF criado pela torcida da Portuguesa, o ‘ódio eterno ao futebol moderno’ dos juventinos, a força da homenagem a Telê Santana no Morumbi, entre outros. A série de TV, dirigida por Pedro Asbeg, teve origem no podcast de mesmo nome produzido pela Central 3.

O programa Cinema na Rede faz parte da campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que proporciona alternativas de lazer para a população durante o período de distanciamento social em vigor para o combate ao coronavírus. As sessões também têm apoio da Federação Paulista de Futebol.

No Youtube: youtube.com/user/museudofutebolspaulo

No Facebook:

facebook.com/museudofutebol
facebook.com/futebolpaulista
facebook.com/CINEfoot

Sobre o filme “Santos para sempre na pele”- Em 1912 nasceu o Santos Futebol Clube. Durante anos, o clube fez história no futebol brasileiro, e com isso milhares de pessoas passaram a torcer pelo time. Alguns torcedores são tímidos, outros extravagantes, até mesmo exagerados. Mas todos têm em comum o fanatismo pelo Alvinegro Praiano. O documentário mostra a forma que alguns torcedores escolheram para se tornar, digamos, mais santistas. Independentemente da classe social, idade ou sexo, os personagens expressaram o amor pelo time na pele, através de uma tatuagem. A direção do filme é de Bruno Curti e Lorraine Lopes com produção de Juliane Corval e Renata Fernandes. Direção de fotografia, Bruno Santoni e Carla Soares.

Sobre a série “Som das Torcidas” – O projeto Som das Torcidas nasceu como podcast na Central 3. Idealizado por Francisco Pati e Matias Pinto. O vídeo é apresentado pelos jornalistas da Central 3, Leandro Iamin e Paulo Silva Junior, e conta com direção de Pedro Asbeg. A ideia central do programa é pesquisar as origens, os significados, as referências e os detalhes de bastidores sobre as músicas que são tocadas e cantadas nas arquibancadas, levando ao fã de futebol as adaptações, paródias, apelidos, rivalidades e histórias que são musicadas pelos torcedores. A equipe visitou as partidas e os torcedores de Corinthians, Juventus, Palmeiras, Portuguesa e São Paulo. Jornalistas como Celso Unzelte e Vitor Birner, músicos como Max BO e Ernesto Teixeira, além de visitas a sedes de torcidas dão o tom musical dos episódios, que também são críticos em relação ao novo momento do torcer na cidade.

Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

#culturaemcasa – A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.

O Museu do Futebol tem 14 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.

MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET

Jogos e conteúdo educativo: educar.museudofutebol.org.br
Visita virtual Google Street View: https://url.gratis/Is0pb
Google Art & Culture – museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais
Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro: dados.museudofutebol.org.br/

Medium: medium.com/museu-do-futebol

YouTube: youtube.com/user/museudofutebolspaulo/