O Ministério Público do Trabalho (MPT) realizará, no próximo dia 29 de junho, às 16h, o webinário “Migrações internacionais e trabalho: Desafios na pandemia da Covid-19”, uma ação em alusão ao Dia do Imigrante (25 de junho) e ao Dia do Refugiado (20 de junho). O evento será transmitido ao vivo pelo canal TVMPT, no YouTube, com o objetivo de abordar o tráfico de pessoas e o trabalho escravo de imigrantes, os fluxos populacionais e os desafios impostos pela pandemia. O seminário online tem a correalização da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Prefeitura Municipal de Campinas.

Na oportunidade será feito o lançamento oficial do Atlas das Migrações Internacionais na Metrópole Paulista – Região Metropolitana de Campinas. A elaboração do atlas é parte das atividades da UNICAMP ligadas à Cátedra Sérgio Vieira de Mello, iniciativa da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) para promover educação, pesquisa e extensão acadêmica voltada à população em condição de refúgio. Trata-se de uma compilação de diferentes fontes sobre dados referentes aos imigrantes que chegaram à Região Metropolitana de Campinas nos últimos anos.

MPT

O webinário terá a coordenação da procuradora Catarina von Zuben, tendo na sua mesa de abertura: Sebastião Vieira Caixeta, procurador regional do Trabalho e conselheiro do CNMP; Marcelo Knobel; reitor da UNICAMP; Samuel Hugo Lima, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região; e Lys Sobral Cardoso, procuradora do Trabalho e coordenadora nacional do CONAETE.

Os expositores serão os seguintes: Rosana Baeninger (Unicamp), Luiz Renato Vedovatto (Unicamp e PUC-Campinas), Alba Andrade (jornalista venezuelana), Fábio Custódio (Prefeitura Municipal de Campinas), Fernanda Fuentes (doutora em Sociologia e especialista em tráfico de pessoas), Marcela Monteiro Dória (Ministério Público do Trabalho – 15ª Região), e Marina Rocha Pimenta (Ministério Público do Trabalho – 14ª Região).

O evento contará com tradução em Libras e aos participantes será fornecido certificado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui