Atualmente, fala-se muito sobre sustentabilidade e formas de reciclar materiais, principalmente no setor da construção civil. E é essa a proposta da 3ª edição da Mostra Sustentável, que reúne mais de 40 espaços desenvolvidos por arquitetos, design de interiores, paisagistas, engenheiros e artistas plásticos. Com o tema “Vila 21: uma vizinhança preparada para o século XXI”, o objetivo é restaurar a sede da Fundação Síndrome de Down, localizada em Barão Geraldo, e levar conforto aos assistidos.

A Fundação

Mostra + Sustentável

Fundada em 1984, a Fundação Síndrome de Down atende atualmente cerca de 208 pessoas. E desenvolve trabalhos em tempo integral nos aspectos físico, intelectual, afetivo e ético para pessoas com deficiência intelectual e suas famílias. O espaço oferece também apoio para escolas e educadores quando recebem crianças com Síndrome de Down. 

Biblioteca social 

Mostra + Sustentável
Biblioteca desenvolvida por Roseana Desenso Monteiro e Elton Casarin 

A Mostra deixa como legado uma biblioteca infanto-juvenil, instalada ao lado da Praça Pedro Cané. O espaço foi construído com um sistema construtivo wood frame, que utiliza papéis pré-moldados de madeira de reflorestamento e laminado de alta pressão, além de não utilizar água durante o seu processo de construção.

Quarto do Casal 

Mostra + Sustentável
Projeto por: Mayline Mendes e Silvana Gomes, arquitetas e urbanistas, e Raissa Zenum, engenheira civil 

Para deixar o ambiente arejado e com iluminação natural, foram mantidas as janelas e portas. O teto verde auxilia no conforto térmico, possibilitando a diminuição de poluição e influencia positivamente na decoração com plantas, que necessitam de pouca água. Os materiais utilizados para o desenvolvimento do projeto derivam de 80% de materiais reutilizáveis ou recicláveis.

Quarto infantil – Onda do Léo 

Mostra + Sustentável
Projeto por: Priscila marinheiro, arquiteta e designer de interiores 

Com projeto pensado em um menino de três anos com Síndrome de Down, o ambiente lúdico e confortável leva espaço para brincadeiras, leitura, criatividade e atividades pedagógicas. A cama baixa, interruptor acessível e brinquedos ao alcance da criança, busca a linha pedagógica Montessori, que estimula a independência dos pequenos.

Consultório Pediátrico Encantado 

Mostra + Sustentável
Projeto por: Ana Cláudia e Vanessa Rossi, Estúdio Casa Leopoldina – design de interiores para a área da Saúde 

O design lúdico e sensorial valoriza o conceito de brincar e desmistifica o espaço de atendimento médico ou hospitalar “frio” e imparcial. O piso vinílico  é um produto certificado e a mesa de atendimento possui em sua composição matéria prima patenteada e qualificada com material de composição reciclada. 

Coworking 21 

Mostra + Sustentável
Projeto por: Glauce Arrais, designer de interiores, Andréa Acras e Prudence Winardi, arquitetas e urbanistas. 

O espaço traduz um novo modelo de trabalho, no qual quebra convenções e se proporciona dinamismo e leveza. Para evitar resíduos na obra, mantiveram o piso antigo e foi instalado um novo material sobreposto ao já existente. Outro destaque do ambiente é o forro do teto feito de lã de PET 100% reciclável, que proporciona um acabamento estético e desempenho acústico avançado.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

9 + seis =