Ela compõe 60% do corpo humano, regula a temperatura corporal e é essencial no transporte de substâncias entre as células. Depois do oxigênio, é da ausência dela que o organismo mais sente falta. A Campinas Cafe conversou com a nutricionista da Lindoya Verão, Kárita Lima, para esclarecer mitos e verdades sobre a água. Mitos e verdades sobre a água

Beber dois litros de água por dia

Mito – De acordo com a Dra Kárita, a quantidade exata varia para cada pessoa. Para calcular a quantidade de água necessária para seu organismo por dia, a nutricionista ensina uma conta básica: multiplicar o seu peso corporal por 35ml. De modo geral, o ideal seria tomar, pelo menos 200 ml, de hora em hora.

Beber água gelada é bom para emagrecer

Mito – O organismo necessita realizar um pequeno consumo de energia, para aquecer a água fria à uma temperatura normal, processo chamado de termogênese. Por isso, acredita-se que você pode queimar mais calorias e, consequentemente, emagrecer bebendo água gelada. No entanto, ao beber um copo de água gelada, estaríamos queimando em torno de 4 a 7 calorias. Isso é, quase nada.

Beber água durante as refeições atrapalha a digestão

Verdade – O processo de digestão começa na mastigação. Ao ingerir muito líquido (acima de 200ml) durante a refeição, a comida que está na boca vira uma pasta e é empurrada pelo líquido para o estômago, ao invés de ser quebrada em partículas menores, como seria o ideal. Isso vai prejudicar a capacidade do organismo de absorver vitaminas e minerais. Os líquidos ingeridos em excesso junto com as refeições também deixam o suco gástrico mais diluído e menos potente. Assim, ele perde sua capacidade de digerir o alimento e permitir a retirada de nutrientes da comida.

Mitos e verdades sobre a água

Deve-se beber água mesmo sem ter sede

Verdade – “Quando uma pessoa está com necessidade de ingerir água, a primeira informação que chega ao cérebro não é que ela está com sede, mas sim com fome. A sede, propriamente dita, só se manifesta quando o corpo está entrando em processo de desidratação”, esclarece a nutricionista.

Ingerir água com gás estimula o inchaço e a produção de gases

Verdade – Algumas pessoas podem apresentar desconforto e inchaço por causa do gás presente na bebida, mas a sensação é passageira.

Os ossos sofrem enfraquecimento pelo consumo de água com gás

Mito – A água com gás não tira o cálcio dos ossos, e não interfere na absorção do cálcio dos alimentos. A confusão acontece porque alguns estudos demonstram que o consumo de refrigerantes está associado a uma redução da densidade óssea, especialmente entre as mulheres. Mitos e verdades sobre a água

Água com gás engorda o mesmo que refrigerantes

Mito – Ao contrário do refrigerante, rico em açúcar, sódio e calorias vazias, a água com gás não compromete a dieta e possui a mesma capacidade e potencial de hidratação que a água normal. Afinal, o gás presente na bebida não é responsável por ganho de peso.