Por Bia Nóbrega                                                                             

              @bia.coaching

Com base no autocoaching, sigo caminhos de autoconhecimento, autodesenvolvimento e estratégias para que cada dia possa ser aproveitado da melhor forma possível. Mas, com a rotina corrida que levamos nos dias atuais, fica complicado falar sobre como lidar com desafios e metas diárias com motivação dado que a agenda de compromissos, pessoais e profissionais, por vezes nos engole. Por este motivo, é hora de fixar um dia da semana para reservar 15 minutinhos e montar um mapa mental semanal com as suas prioridades.

Esse mapa é uma estratégia objetiva e simples de organizar e registrar informações, desenvolvido pelo Tony Buzan, um psicólogo inglês. Além de ajudar no raciocínio e estimular a criatividade, essa técnica auxilia o processo de memorização e aprendizado a longo prazo. Para montar o seu, pegue uma folha em branco e a coloque na posição de paisagem. No centro dela, escreva qual o seu principal objetivo para a semana. A partir do seu objetivo, puxe linhas para cada meta que deseja alcançar. Para cada meta, faça mais linhas que te indiquem o que precisa ser feito para que ela seja realizada.

Aprenda a fazer o seu mapa mental

A ideia é que você não faça apenas uma lista, como de costume, pois essa forma trabalha apenas um lado do cérebro, o do raciocínio. Com o mapa mental, você exerce os dois lados cerebrais, unindo razão, criatividade e emoção. Com tudo disposto na folha, o acesso às suas prioridades será fácil e rápido. Para além disso, defina também até cinco metas diárias. Esse número é estratégico porque cabe na nossa mão, diminuindo as chances de esquecermos o que precisamos realizar.

Ao final do dia, veja quais metas conseguiu, ou não, atingir. É importante mensurar o percentual de alcance diário. Se você alcançou as cinco, 100%, se alcançou 4,80%, e assim por diante. Se ainda assim, os resultados não estiverem sendo como o esperado, eu tenho mais uma dica que aprendi com o professor, coach e youtuber, Geronimo Theml, que é o DRD – Descarregar, Reunir e Distribuir.

Descarregue em um papel toda a sua rotina, porque, provavelmente, é o grande número de tarefas diárias que tira sua atenção e foco em alcançar as metas do dia a dia. Na sequência, reúna os tipos das atividades, ou seja, e-mails, tarefas domésticas, redes sociais, estudos, e assim por diante. A partir desses dois levantamentos, distribua durante o dia e a semana, as atividades que você precisa desenvolver.

Tente se superar cotidianamente e assim as chances de alcançar totalmente suas metas ficarão maiores e mais sólidas. Vou dar um exemplo pessoal: eu defini que eu só devo usar o WhatsApp para assuntos pessoais, antes das 8h e depois das 20h. Claro que algumas vezes durante o horário de almoço, se eu tiver um tempinho, dou uma olhada rápida nas mensagens. Mas, a ideia é seguir o que está definido para não desfocar das metas. Antes de definir um dia fixo, que tal parar 15 minutos agora e fazer um para a próxima semana? Está em suas mãos ter maior produtividade e maior gestão do tempo. Chega de desculpa, é hora de se responsabilizar e ter cada dia o seu melhor dia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

quatro × três =