Surgida nos escombros do apogeu de Atenas, na Grécia, a filosofia assume ainda mais protagonismo em tempos desesperadores. Para uma conversa sobre a “A febre da filosofia na pandemia”, o Café Filosófico CPFL, edição fica em casa, recebe o filósofo Luiz Felipe Pondé, na próxima quinta-feira, dia 23 de julho, às 18h, com transmissão ao vivo pela internet.

Diante da pandemia de coronavírus, cresce a necessidade de pensar sobre o “novo normal” e também surgem diversos “especialistas de ocasião” com previsões sobre o equilíbrio em meio ao caos. Segundo Pondé, com a nova pandemia, ao invés de ver o óbvio, o eterno retorno do mesmo, o retorno da velha e eterna contingência e suas agonias, os “falsos profetas” vendem uma febre de esperanças de ocasião.

Pondé
Pondé
Foto: Tatiana Ferro – acervo Instituto CPFL

E neste contexto, a febre atual da filosofia é uma resposta contra os abusos da febre das utopias momentâneas nesta pandemia. Ele ressalta: “Olhemos de perto a história, a sociedade, o trabalho, os afetos e a política, sem nenhuma gota de autoajuda – mas aqui, com a ajuda de outros “pensadores””.

O Café Filosófico CPFL, edição fica em casa, é inédito e ao vivo, transmitido pelo canal do programa no Youtube e na página do Instituto CPFL, no Facebook, às 18 horas. Vale lembrar que o público já pode definir o lembrete para a live neste link.

Serviço:

Café Filosófico CPFL – fica em Casa, com Luiz Felipe Pondé

Quando: Dia 23 de julho, quinta-feira, às 18h
Onde: youtube.com/CafeFilosofico