ExperCiência chega a Campinas para levar ao público uma curiosa viagem ao mundo da ciência. A exposição reúne 28 experimentos interativos que vão deixar as pessoas literalmente de cabelos em pé.

É a oportunidade de conhecer, de maneira divertida, algumas das experiências mais importantes para o nosso desenvolvimento científico, elaborados por cientistas como Isaac Newton, Van De Graaff e Gauss. Os visitantes podem explorar a ExperCiência até dia 20 de outubro, com entrada gratuita.

Entre as atrações, o Gerador de Van de Graaff: uma cúpula que arrepia os cabelos de quem a toca ao eletrizar cargas da mesma polaridade, e o poço gravitacional, que possibilita aos espectadores o lançamento de esferas que se movimentam em trajetória semelhante à dos planetas, luas e satélites.

ExperCiência

Todas as atrações contam com placas explicativas e monitores treinados, que atenderão os visitantes em todas as experiências.

Segundo o professor Antunes Rafael dos Santos, diretor-pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, a importância da ExperCiência é a possibilidade de apresentar para a sociedade conceitos da área de Ciência da Natureza de forma lúdica, proporcionando o contato com linguagens científicas que vão provocar reflexões, aprendizados e experiências sensoriais para todos os visitantes.

Sobre as atrações

PARABÓLICAS – O som nada mais é que uma onda! Ao conversar no foco de uma das antenas parabólicas, as ondas sonoras são refletidas em direção à outra antena e concentradas no seu foco. Devido ao fenômeno da reflexão é possível ouvir sons de baixa intensidade, mesmo a longa distância. Um efeito muito conhecido causado pela reflexão do som é o efeito do eco.

GERADOR DE VAN DE GRAAFF –  Este equipamento de arrepiar os cabelos é ideal no estudo da eletrostática. Um motor movimenta uma correia que transporta cargas eletrizadas por atrito até a esfera metálica. Essas cargas, que surgiram com o processo de eletrização, são distribuídas para toda a superfície da esfera metálica e, ao tocá-la, são transferidas para o corpo, produzindo o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem. Em 1931, o gerador já era usado para acelerar partículas e desvendar a constituição do átomo.

FIGURAS DE LISSAJOUS – Um dos recursos mais importantes na manutenção, reparação e ajuste de equipamentos eletrônicos é a visualização das grandezas que variam com o tempo em seu circuito osciloscópio. Para o caso específico da medida de frequências, amplitudes e fases com a ajuda desse instrumento, que torna praticamente infinito o número de combinações que resultam em diferentes desenhos com diferentes graus de complexidade. Mais do que isso, elas também podem ser usadas com outras finalidades, inclusive na geração de efeitos em editores de imagens para a Internet e recursos multimídia. Os desenhos podem ser entregues aos visitantes como brinde.

HARMONÓGRAFO – O Harmonógrafo é um “brinquedo científico” cuja invenção é atribuída ao “Professor Blackburn” em 1844. Trata-se de um conjunto integrado de pêndulos que acionam uma caneta, que registra no papel o movimento resultante do sistema. Dependendo da frequência, amplitude e fase em que os pêndulos se movem, uma infinidade de combinações de padrões aparecem no registro. Esses desenhos o visitante poderá levar para casa como recordação.

Cadeira Giratória, Mala Maluca e Roda de Bicicleta 

ExperCiência

AS CORDAS DO VIOLÃO – O som tem forma? Ao tocar as cordas e girar o cilindro verá o surgimento de ondulações nas cordas. Na verdade, esse efeito é uma ilusão de óptica devido ao fato das cordas pretas oscilarem num fundo preto e branco em movimento. A esse efeito dá-se o nome de estroboscópio. O efeito é alterado pelo comprimento, tração na corda e velocidade de rotação do cilindro.

HASTES DE RESSONÂNCIA – Ao mover uma haste, a de mesmo comprimento se moverá sozinha. O nome desse fenômeno é ressonância. Estruturas que possuem a mesma frequência (no nosso caso, as hastes de mesmo comprimento) podem, por ressonância, transferir energia uma para a outra. Num terremoto, a frequência que o chão oscila determinará quais prédios cairão.

ESPELHO FRENTE A FRENTE – Prepare-se para rir! Com um amigo, mantendo a mesma distância do espelho, encaixe seus rostos até que seus olhos sejam substituídos pelos olhos dele. Notará o surgimento de um novo rosto, cuja fisionomia é a fusão das feições das duas pessoas que estão se olhando no espelho. Aproveite para uma foto muito engraçada!

Serviço: 

ExperCiência 

Data: até dia 20 de outubro
Local: Shopping Iguatemi Campinas – 2º piso (em frente ao Suplicy Cafés Especiais)
Acesse o guia de Campinas e confira o endereço do empreendimento. Clique aqui!
Horário de visitação: segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 12h às 20h.
Entrada: gratuita. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui