Por Raíssa Zogbi 

No primeiro final de semana de exibição, entre 23 e 26 de maio, o remake de Aladdin, clássico da Disney lançado pela primeira vez em 1992, foi assistido por 949 mil pessoas e gerou R$18,4 milhões, de acordo com a Comscore. Com cenários encantadores que remetem à cultura árabe, o live-action se passa na cidade fictícia de Agrabah, com mercados, construções, desertos, tapetes voadores, sultões e magia. Conheça cinco destinos para se sentir dentro do filme em um mix entre o histórico e o moderno, que inspira experiências autênticas!

Istambul – Turquia

Aladdin
Cisterna da Basílica – Istambul

A maior cidade da Turquia é, também, a única do mundo que divide a Europa da Ásia, a junção do Ocidente com o Oriente e, por isso, possui uma efervescência cultural, religiosa e histórica. Fundada no século 7 a.C, Istambul já passou pelos Impérios Bizantino, Romano (como a conhecida Constantinopla) e Otomano e seus templos remetem às paisagens do clássico da Disney. Não tem como não se imaginar no palácio do sultão ao se deparar com a Mesquita Azul, a mais importante da cidade. Ou nos caminhos de Aladdin na Cisterna da Basílica, do Império Bizantino e, também no Palácio Topkapi, sede do Império Otomano.

Jerusalém – Israel

Aladdin

Uma das cidades mais antigas do mundo tem muito a contar. Jerusalém, localizada em um planalto entre o Mediterrâneo e o mar Morto, é considerada sagrada pelas três principais religiões abraâmicas — judaísmo, cristianismo e islamismo. Uma visão panorâmica da cidade já é suficiente para se identificar com o filme, mas para um roteiro mais completo, vale colocar na lista alguns pontos turísticos como: a mesquita Al-Aqsa, a Cidadela de Davi, o Muro das Lamentações e o Santo Sepulcro.

Doha – Qatar

Aladdin
Centro Cultural Islâmico Al-Fanar

Considerado um dos países mais ricos do mundo, o Qatar encanta pela grandiosidade de sua arquitetura, que mistura modernidade às riquezas da tradição. Localizado às margens do Golfo Pérsico, possui maioria islâmica, e sua capital, Doha, está na lista de destinos a serem conhecidos por quem aprecia tecnologia e luxo. Lá é encontrado o Museu de Arte Islâmica, um grande museu em formato de fortaleza pós moderna, que fica em uma ilha própria e é parada obrigatória dos turistas, por possuir a maior coleção de arte islâmica do mundo, com acervo de três continentes. Inclua no trajeto, também, a The Pearl, uma ilha artificial com aproximadamente 4 milhões de metros quadrados, que acomoda os principais hotéis, residências, marina, bares, restaurantes e lojas.

Cairo – Egito

Aladdin
Mesquita de Al-Azhar

A capital do Egito é, também, a maior cidade do continente africano, com quase 20 milhões de habitantes. E é quase impossível pensar em Cairo sem lembrar do seu principal ponto turístico, o Rio Nilo, lar de uma das primeiras grandes civilizações do mundo antigo. As Pirâmides de Gizé também te transportarão para os cenários de Aladdin, principalmente na versão do desenho, quando o protagonista entra na caverna encantada. Vale reservar um tempo para o Museu do Cairo, onde se encontram estátuas de grandes faraós, entre eles os tesouros de Tutankhamon. Na cidade islâmica, visite a mesquita de Al-Azhar e a Cidadela de Saladino, e no imenso mercado de Khan-El-Khakili, o turista se depara com preciosidades à espera de uma negociação.

Petra – Jordânia

Aladdin

Cartão postal da Jordânia, Petra é uma cidade história e arqueológica, localizada ao sul do país, apelidada de “cidade rosa”. Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985, foi eleita uma das novas sete maravilhas do mundo, e encanta turistas apaixonados por história e cultura, além de muito remeter às ruelas que Aladdin percorre no início do filme. Para entrar na cidade, é preciso percorrer mais de um quilômetro pelo estreito “Siq”, e ao fim deste caminho aparece Al-Khazneh (Tesouro), uma fachada imponente com 30 metros de largura e 43 de altura, esculpida na própria rocha. A saída desemboca no povoado de Wadi Musa, onde ficam restaurantes, hotéis e lojas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

dezessete + quinze =