Em live realizada nesta sexta-feira, dia 26 de junho, o prefeito de Campinas anunciou as novas medidas para o combate ao coronavírus no município. O decreto municipal, que deverá ser publicado neste sábado, dia 27 de junho, conserva o fechamento do comércio até dia 5 de julho. A medida inclui camelôs, shoppings e comércio de rua de Campinas. Uma das questões levantadas durante a transmissão ao vivo foi a permanência do serviço de drive thru.

Atualmente, a cidade está na  fase 2 – laranja do plano de retomada do governo estadual e conta com 277 óbitos e 7.027 casos confirmados por Covid-19, até o último levantamento divulgado nesta sexta-feira.

Comitê para retomada da volta às aulas

Um comitê, composto por 30 profissionais da Educação, foi formado com o intuito de elaborar os protocolos e ações de retomada a volta às aulas para os cerca de 70 mil alunos da rede municipal de ensino de Campinas. Entre os discursos para o retornou estão: transporte escolar, alimentação, higienização das escolas e distribuição de equipamentos individuais de proteção. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é que os estudantes possam voltar a frequentar as salas de aulas em setembro.

Drive-in

Outro anuncio feito foi a implantação do serviços de cinema por drive-in. Nesse formato, filmes são exibidos em telão, ao ar livre, e os carros podem estacionar no terreno. Dessa forma, haverá limite de veículos para estacionar, com distância um do outro e não há aglomeração.
De acordo com a secretária Alexandra Caprioli, além do entretenimento, essa medida fomenta o turismo de alimentação, porque poderá haver venda de produtos nos carros. O cinema ao ar livre está sendo organizado e os locais onde poderá funcionar estão em estudo. fechamento do comércio