Por Lucas Estevam 

           @estevampelomundo

Se tem uma coisa que sempre quis muito fazer, era conhecer a Holanda “além” de Amsterdam. Sempre que me pedem dicas do país, falo exatamente para tentar passar um ou dois dias em outra cidade, para ver um novas faces do país. E foi assim que, no último verão, voltei a Holanda para conhecer Rotterdam, a segunda maior cidade holandesa.

História

Rotterdam também surgiu através de uma barragem feita em um rio. Diferente da capital, aqui não foi o rio Amstel, mas sim o Rotter, que deu o nome à cidade. O fato de ter sido criada em uma área tão atípica, ajudou os holandeses a desenvolverem ótimas técnicas de moradia usadas até hoje no país e até mesmo fora da Holanda.

Como chegar?

Rotterdam na Holanda

O jeito mais fácil de chegar a Rotterdam é de trem, vindo de Amsterdam ou qualquer outra grande cidade da região. Recomendo ir de avião até Amsterdam, onde a KLM opera voos diretos saindo do Brasil! Explore a capital e depois faça o trajeto de trem que dura pouco mais de meia hora entre as principais cidades da Holanda, saindo de Amsterdam até a estação central de Rotterdam.

Onde ficar?

Rotterdam na Holanda

Existem vários tipos de hospedagem pela cidade, como albergues (hostels), hotéis e os famosos Airbnb, que na Holanda tem de monte – e a maioria vale a pena, diga-se de passagem! O hotel que escolhi foi o Inntel Hotels, onde peguei um quarto com vista para a principal ponte – cartão postal – de Rotterdam, chamada Erasmus. Essa rede hoteleira está presente em várias cidades da Holanda, como Amsterdam, Utrecht, Eindhoven e Den Haag.

Onde comer?

Aloha Restaurant Bar: Ao lado do antigo parque aquático Tropicana, o restaurante é  perfeito para dias quentes. Eu sou fã de lugares com terraço, e no Aloha Restaurant Bar Terras, recomendo pedir um queijo holandês e bolinhos da casa (uma espécie de bolinho de vegetais fritos, muito gostoso)!

Mercado Central de Rotterdam (Markthal):  Pra mim, visitar o mercado central/municipal de uma cidade é entender mais a fundo os hábitos dos locais. Adoro fazer isso, pois lá estão desde os restaurantes e comidas mais populares, até mesmo ingredientes que mostram a cultura do povo. Além disso, tem oito restaurantes dentro do Markthal.

O que fazer e quais as melhores atividades para um dia? 

Kubuswoningen

Rotterdam na Holanda

Nos anos 70, o arquiteto Piet Blom quis fazer um projeto diferente de moradia, onde as casas simulassem árvores, compondo uma verdadeira floresta de concreto. O lugar é ótimo para passear, tirar fotos legais e comer alguma coisa. Por sinal, é bem perto do mercado central.

Markthal

Rotterdam na Holanda

No Mercado Central de Rotterdam, está a maior obra da Holanda inteira! Vale a pena ir até lá conferir a arquitetura do mercado. Moderno e cheio de arte, lá você pode fazer compras e achar ótimas lembrancinhas, como queijos ou outros itens típicos de souvenir holandês.

Ponte Erasmus de Rotterdam
 A ponte Erasmus é uma ponte levadiça e é bem dinteressante ver o sobe e desce e a cidade parando pra ponte subir. Rende ótimas fotos.

Water taxi

Rotterdam na Holanda

O water taxi é um meio de transporte famoso na cidade e aproveitei pra ver a cidade do barquinho e ainda chegar em lugares que são muito mais acessíveis pela água do que de trem ou carro. Cada trajeto custa 4 euros e 50.