@vivianwolff

Por Vivian Wolff

Mindfulness, ou Atenção Plena, é uma técnica que traz como benefício manter o foco, estar presente e ganhar consciência de sentimentos e sensações físicas. Em forma de meditação diária, é considerada uma boa aliada ao aumento da produtividade e está popular no ambiente de trabalho. Para quem quer introduzir a prática em sua rotina, o recomendável é chegar aos 20 minutos diários de meditação. Veja aqui algumas dicas de como começar:

1- Respire em momentos críticos

Eu sei. Parece impossível parar para respirar quando o máximo que você consegue é se controlar para não mandar tudo às favas. Antes de entrar na reunião com o chefe autoritário ou aprovar uma mudança no orçamento anual, feche os olhos por cinco minutos, inspire e expire várias vezes, observando o caminho que o ar faz ao entrar e sair de seu corpo. Isso ajuda a reconhecer os sentimentos do momento (estresse, raiva, medo, ansiedade), ganhar controle sobre eles e agir de modo mais calmo e consciente.

2- Comande seus e-mails – e não deixe que eles mandem em você!

Verificar os e-mails regularmente pode parecer uma forma efetiva de não deixar acumular mensagens sem ler. Porém, a constante interrupção e falta de atenção que isso provoca pode ter exatamente o efeito contrário. Treinar o foco é o objetivo desse ponto. Dedique um tempo de forma consciente ao seu inbox e defina horários para checar seus e-mails, como logo ao chegar ao trabalho, no fim do dia ou entre tarefas que requerem concentração. Desabilite alertas de chegada de mensagens.

3- Mantenha o telefone por perto, mas longe do alcance das mãos

Verificar o WhatsApp pode ser divertido, mas promove um enorme grau de distração. O Mindfulness tem como base o estar presente. A melhor forma de isso acontecer enquanto se está trabalha é deixar o telefone perto o suficiente para que você ouça as chamadas, mas longe o bastante das mãos para que você tenha que levantar caso queira checar as redes sociais. Esse pequeno detalhe diminui as horas de Facebook e aumenta sua dedicação às tarefas que realmente importam.

4- Faça pequenas pausas entre uma atividade e outra

Quantas vezes começamos uma reunião com a cabeça na anterior? Para que sejamos produtivos nessas situações, devemos encerrar internamente o tema da reunião ou atividade anterior e iniciar a próxima com a mente presente e aberta para as novas informações que virão. Faça pequenas pausas entre as agendas, fechando os olhos e respirando profundamente durante alguns segundos.


Vivian Wolff é Coach de Vida pelo Integrated Coaching Institute (ICI) e formada em Mindfulness pela Georgetown University Institute for Transformational Leadership, Washington DC.

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