Chega o verão e, com ele, as frutas se multiplicam no cardápio. Refrescantes, saborosas e altamente saudáveis, elas entram em qualquer refeição do dia e cumprem o papel nutritivo que lhes cabem. O ícone das ilhas e símbolo das praias brasileiras não fica atrás. É no verão que as mil e uma possibilidades do coco são lembradas e aproveitadas. Mas, existem bons motivos para incluí-lo no menu do ano todo.

A médica especialista em medicina funcional e longevidade, Cintia Rios, afirma que o coco é a fruta mais completa do mundo e uma grande aliada na prevenção de doenças e no fortalecimento do sistema imunológico, devido ao ácido láurico, as vitaminas e os minerais presentes.

A fruta também contém ácidos graxos, o que faz os nutrientes se transformarem em energia rápida e auxiliarem no tratamento de distúrbios do cérebro, como o Alzheimer. “O coco, tanto na água, quanto na polpa, é rico em potássio, cálcio, magnésio e ferro e um aliado importante no combate a câimbras e doenças cardíacas, além de ter ação antibacteriana, antiinflamatória e antiviral, antixoxidante e hidratante”, completa a médica.

Água, leite, óleo, farinha e açúcar são as formas mais comuns de se encontrar o coco. “A melhor forma de consumo do coco depende do objetivo de cada pessoa”, conta a nutrucionista do Oba Hortifruti Renata Guirau. Conheça as propriedades de cada derivado!

Polpa do coco

Conheça os benefícios do coco
Rica em fibras e gordura e com baixo índice de carboidratos, a polpa é ótima quando o assunto é saciedade.

Água de coco

Conheça os benefícios do coco

Rica em minerais (magnésio, potássio, cálcio), a água de coco é um ótimo repositor de eletrólitos em momentos de muito calor e de atividades físicas. “Quem segue estratégias que necessitam de redução no consumo de carboidratos deve ficar atento”, explica a nutricionista.

Óleo de cocoConheça os benefícios do coco

 

Composto pela separação da gordura do coco dos demais elementos que o compõem, o óleo possui gorduras boas, que em excesso pode fazer mal à saúde, mas que é excelente para compor a dieta. “Tem ótima absorção e por isso é uma boa opção de alimento de energia rápida, como pré-treino”, explica Renata. Além disso, é um grande aliado para a saúde dos cabelos e da pele e, nas receitas, ele é bem-vindo.

Açúcar do coco

Conheça os benefícios do coco

Feito a partir da seiva das flores do coco, o produto é levemente doce, e de menor índice glicêmico do que o açúcar convencional. “Todo tipo de açúcar deve ser consumido com moderação, principalmente em algumas condições, como processos de emagrecimento, diabetes, gordura no fígado, ovário policístico, enxaquecas, etc”, afirma a nutricionista.

Farinha de coco

Conheça os benefícios do coco

É a fibra de coco triturada. Excelente para preparo de receitas, como bolos e pães por ter baixo teor de calorias e carboidratos, não ter glúten e ser nutritiva. De acordo com Renata, ela ajuda na saciedade e no bom funcionamento do intestino.

Leite de coco

Conheça os benefícios do coco

É uma ótima opção para intolerantes à lactose e, por conter alto teor de cálcio, é aliado dos ossos. Possui grande quantidade de nutrientes que mantém o sistema imunológico e os níveis de gordura no sangue equilibrados.

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