Por Grazi Caproni

          @grazicaproni

“Uma maçã por dia para ter uma vida sadia” ou “an apple a day keeps the doctor away” (em português, traduzimos como “uma maçã por dia mantém o médico longe”). Você provavelmente já ouviu alguma destas frases. E, não é à toa, afinal, a maçã possui diversos benefícios para a saúde e a união de todos eles com hábitos saudáveis de vida fazem o nosso corpo viver mais e melhor.
E, você já parou para pensar que nenhuma outra fruta é tão presente no imaginário popular quanto a maçã? Da mitologia grega aos contos de fadas, o fruto é protagonista de diversas histórias e, quando o assunto é saúde, ele também se destaca! Originária da macieira, ela contém duas substâncias para lá de especiais: a pectina, uma fibra solúvel usada para engrossar e dar consistência às geléias que, encontrada na casca, modera o apetite e traz sensação de saciedade; e a quercetina, um antioxidante presente na polpa que ajuda no combate ao envelhecimento das células do sistema imunológico. Para se ter ideia, um estudo desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia (EUA), revela que comer uma maçã 15 minutos antes das refeições é cinco vezes mais eficiente do que ingerir um inibidor de apetite. A pectina – além de outras fibras contidas na maçã, auxilia na redução da absorção de sódio e açúcar, ideal para ser consumida cerca de 15 a 30 minutos antes da refeição. Um suco de maçã (batida com casca e água, sem adoçar) é um ótimo “faxineiro” interno – bom aliado após algum exagero na alimentação! A casca da maçã também é rica em ácido ursólico ou malol, um potente fitoquímico anabólico que promove crescimento muscular. Pois bem, agora vamos às formas possíveis de incluir essa poderosa fruta na sua vida!

Formas de consumo

A maçã pode ser consumida e preparada da diversas formas. Isso sem contar que é prática e fácil para se carregar como um lanchinho, é saborosa, tem poucas calorias e muitos nutrientes. Anote:

Maçã cozida ou assada

Útil principalmente em caso de problemas gastrointestinais como vômitos ou diarreia, bem como em dias mais frios (com uma pitadinha de canela e alguns cravos).

Maçã crua com casca

Ajuda a diminuir o apetite e a regularizar o intestino.

Maçã crua sem casca

Indicada para “prender” o intestino.

Maçã desidratada 

benefícios da maçãÓtima opção de lanchinho para crianças, por exemplo, tem uma textura mais crocante que elas costumar adorar!

Suco de maçã natural (com casca) 

Hidrata, regula o intestino preguiçoso e diminui o apetite.

Chá de maçã com a casca

benefícios da maçãMelhora a digestão e alivia a prisão de ventre. A casca da maçã também pode ser adicionada em chás menos saborosos ou amargos, como o verde ou carqueja, dando um sabor mais agradável.

Vinagre

Em geral tem propriedades digestivas. O vinagre de maçã em particular, ajuda na redução do colesterol, promove uma boa circulação sanguínea, melhora o metabolismo e facilita a digestão (01 colher de chá diluída em ½ copo d’água 30 minutos antes das principais refeições).

Conto de fadas?

benefícios da maçã

Você sabia que a típica e linda maçã brilhante da Branca de Neve é revestida por filme comestível, ou seja, um polímero de carboidrato, proteína e lipídios? Ele é usado para proteger o alimento de atritos durante o transporte e evitar contaminações. Geralmente, eles se diluem em água e não deixam resíduos, mas como existem materiais de baixa qualidade, a dica é sempre lavar muito bem o alimento, passar em uma solução com vinagre e, depois, em água corrente novamente. Hoje, a maçã é o “fruto permitido”. Por isso, aproveite e inclua diariamente em seu cardápio!

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