Desânimo, tristeza, baixa autoestima. Esses são apenas alguns dos sintomas da depressão, a doença, que atinge 5,8% da população brasileira e será, até 2020, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o maior motivo de afastamento do trabalho no mundo. O acompanhamento médico e psicológico são fundamentais para um tratamento eficaz e, aliado a ele, a boa alimentação pode trazer resultados positivos. O médico nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo elencou os principais alimentos que ativam os neurotransmissores da felicidade, responsáveis pelo bom humor e sensação de bem-estar. Além disso, ele lembra que alimentos gordurosos e com muito açúcar são prejudiciais. “Eles provocam alterações bruscas no nível de açúcar no sangue, levando a mudanças na produção de hormônios no corpo e ao aumento do peso, fatores que aumentam as chances de ter e de piorar a depressão”.


Proteínas
: Alimentos como carnes, ovos e derivados de leite possuem grandes quantidades de triptofano, um aminoácido que atua na formação da serotonina.

 

 

Aveia: além de ser fonte de triptofano, contém selênio, um mineral que colabora para a produção de energia. Os carboidratos também presentes no alimento elevam os níveis de insulina e facilitam a absorção de triptofano.

 


Banana
: Fonte de carboidratos que estimula a produção de serotonina, ela contém vitamina B6, importante na condução dos impulsos nervosos e na prevenção da ansiedade e irritação.

 

combate a depressão

 

Oleaginosas: Nozes, castanhas e amêndoas são fontes dos minerais magnésio, cobre e selênio, que reduzem o estresse e melhoram a memória.

 

combate a depressão


Pimenta
:  A capsaicina é o princípio ativo da pimenta que causa a ardência. Ela estimula o cérebro a produzir mais endorfina, hormônio responsável pela sensação de euforia e redução do estresse.

 

combate a depressãoChocolate: responsável pela sensação de prazer, principalmente os que contém 70% de cacau na composição, é fonte de triptofano e ainda possui teobromina, um alcaloide da família da cafeína que tem efeito estimulante.

 

combate a depressão

 

Mel: a serotonina é produzida no intestino e o mel é um importante regenerador da microflora intestinal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

16 − seis =