Já reparou em quanto lixo nós gera-se apenas nos dias de Carnaval? São milhares de copos e canudinhos descartáveis, fantasias que nunca mais serão usadas e muito glitter! Tudo isso polui as cidades depois que a festa termina. Por isso, a Campinas Cafe separou cinco dicas sustentável para não deixar a diversão e, principalmente, o meio ambiente de lado. Veja!

Confete sustentável

Carnaval sem lixo

Que tal reciclar e dar um novo destino para revistas e jornais velhos? Faça uma seleção dos papéis mais coloridos e utilize um furador de papel para criar o seu confete reciclado. Uma alternativa ainda melhor é utilizar o mesmo furador em folhas e flores secas.

Glitter ecológico

Carnaval sem lixo

Muita gente não sabe, mas o glitter convencional é um microplástico e não é nada brilhante para o meio ambiente! Como opção ecológica, o pó de mica é uma espécie de glitter natural que vem das rochas. Também conhecido como pigmento em pó, pode ser encontrado em diversas cores e é normalmente utilizado na coloração de sabonetes e cosméticos.

Fantasia feita em casa

Carnaval sem lixo

Que tal criar uma fantasia de upcycling com suas próprias roupas?  A dica é buscar inspirações, misturar peças e criar acessórios divertidos para obter uma fantasia totalmente exclusiva (e ainda sem gastar)!

Copo reutilizável

Carnaval sem lixo

A cada bebida, um novo copo descartável para desfilar com muito lixo na avenida. A versão retrátil é prática e pode resolver parte desse problema. De quebra, você ainda pode guardá-lo quando terminar de usar.

Diga não ao canudinho

Carnaval sem lixo

Os canudinhos reutilizáveis são muito bem vindos no Carnaval! Seja de inox, vidro ou macarrão, a versão sustentável do utensílio serve para os que fazem questão de utilizá-lo. Para os que não adquiriram essa opção, basta negar o uso. Lembre-se de que a economia de água (para lavar os canudos reutilizáveis) é sempre bem vinda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui