Por Carla Bianco

Designer de Interiores pela Arquitec e formada em Publicidade e Propaganda pela PUC – Campinas.
@cacabianco

Por sua grande extensão, o Brasil é um país multicultural. Diversas raças, costumes e biomas fazem dele um país de riquezas, seja pela cultura ou pela biodiversidade. A  brasilidade resulta da valorização da diversidade e do fortalecimento da identidade nacional por meio de formas, cores, texturas e materiais que remetem à história do país.

Fugir das tradicionais decorações clássicas e sóbrias para apostar num décor com a cara do Brasil deixa qualquer ambiente mais alegre. Essa busca por uma aproximação com a identidade brasileira mostra o quanto estamos abertos a abraçar e demonstrar nosso orgulho pela cultura nacional.

O regionalismo, e principalmente o clima tropical, se torna uma excelente maneira de exprimir brasilidade à composição, refletida através de objetos que mostram a riqueza da nossa cultura, da força do couro do cangaço à leveza e naturalidade das palhas caiçaras. Os trançados e bordados mineiros são outra opção dentre o vasto repertório disponível. Pode-se contar também com aqueles feitos de pedras, fibras, argilas e diferentes tons de madeira.

decoração

Trabalhar com o conceito de brasilidade é resgatar suas memórias, imprimindo valor e significado à decoração. Como se pode ver, trazer bossa e gingado para sua casa é mais simples do que parece. Por isso, fuja de composições tradicionais, inspire-se na sua história, e componha um decor que exale o seu DNA, pois a autenticidade é a única tendência que nunca sai de moda.

ELEMENTOS NATURAIS

decoração

A escolha dos materiais é o ponto de partida para uma arquitetura e decoração que extravasa brasilidade. Nela são frequentemente usados materiais como madeiras em diversas tonalidades e fibras naturais como vime, junco, rattan, sisal, palha.

O ARTESANATO

decoração

Também se caracteriza pelo uso de materiais naturais como barro, argila, madeira, crochê,  entre outros, aliados à costuras, pinturas e esculturas. Trazem cor ao ambiente e traduzem a cultura local de cada Estado, que são bastante distintas entre si. O fato de ser handmade integra valor à peça e dá mais rusticidade ao ambiente. Apostar em objetos de design nacional como móveis e obras de arte ajudam a construir a identidade do ambiente, mantendo os traços brasileiros.

TROPICALIDADE

decoração

Cores estão sendo usadas com mais liberdade e sem receio, mas há muitos ambientes que representam essa brasilidadede que não fogem dos tons neutros, ressaltando a pureza de cada material.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

2 × dois =