Sol, mar e piscina. A realidade de muitos brasileiros nessa época do ano é a responsável pelo aumento crescente de casos de câncer de pele, o tipo mais frequente no Brasil. Afinal, é de dezembro a março que as temperaturas sobem e a exposição ao sol cresce de forma intensa. Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) mostram que em 2018 foram registrados 2.920 novos casos de câncer de pele melanoma e 85.170 não melanoma na população masculina. Entre as mulheres, os números foram de 3.340 novos casos de melanoma e 80.410 não melanoma em mulheres.

O uso do protetor solar e roupas que evitem o contato direto com o sol, principalmente nesses dias mais quentes, é indispensável. Mas, existem hábitos saudáveis que podem ajudar a prevenir a doença. De acordo com a nutricionista funcional e oncológica Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia, alguns nutrientes garantem a saúde da pele e auxiliam tanto na prevenção, quanto no combate ao câncer de pele. Acompanhe.

Frutas vermelhas

Alimentos x câncer de pele

Morango, framboesa, amora e outras frutas vermelhas são ricas em antioxidantes que diminuem o excesso de radicais livres no organismo. Isso ajuda na prevenção e no envelhecimento precoce.

Alimentos ricos em vitamina C

Alimentos x câncer de pele
Laranja, acerola, goiaba, kiwi, tomate e pimentão estão no topo dessa lista e têm efeitos benéficos na pele, por auxiliarem na imunidade e diminuírem a colonização de micro-organismos danosos ao organismo.

Fontes de gordura

Alimentos x câncer de pele
O abacate e as oleaginosas (castanhas) possuem alto teor de vitamina E, nutriente importante para a hidratação da pele e fotoproteção cutânea.

 Vitamina A

Alimentos x câncer de pele
Presente principalmente na cenoura, essa vitamina auxilia o bronzeamento natural da pele, sem agredi-la.

Vitamina B3

Alimentos x câncer de pele
Conhecida também como Niacina é uma grande aliada na saúde da pele, atuando na prevenção do câncer de pele. Está presente em alimentos como aveia, amendoim, atum, frango, entre outros. “Uma alimentação saudável é um dos fatores de proteção contra o câncer e não é diferente quando falamos do câncer de pele”, finaliza Michelle.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

3 × 3 =