Alimentos hiperpalatáveis
Dra. Marcella Garcez

Existem alimentos que a sensação de saciedade é quase impossível. Por mais que você  coma uma quantidade considerável, sempre existe aquela vontade de ingerir mais um pouco. De acordo com a Médica Nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia, Dra. Marcella Garcez, esses alimentos são conhecidos como “hiperpalatável”. “Esse termo foi cunhado por cientistas da Universidade de Kansas, Estados Unidos, e se referem aos alimentos que, devido à combinação de alimentos ligados ao sabor, são difíceis de resistir”, explica.

Segundo Marcella, um alimento hiperpalatável é aquele que o resultado dos componentes, como gordura, sódio, açúcar e carboidratos o torna mais saboroso. “Exemplos são chocolates, salgadinhos de pacote e biscoitos, mas ainda há uma grande limitação nas pesquisas que envolvem esse tipo de alimento”, afirma a médica.

Alimentos hiperpalatávei

A dra. Marcella Garcez explica que pesquisadores desenvolveram uma definição quantitativa para os alimentos hiperpalatáveis, como foi publicado pelo periódico Obesity em novembro de 2019. “Eles definiram como alimentos hiperpalatáveis aqueles que contêm: mais de 25% de sua energia proveniente das gorduras e 0,3% ou mais do seu peso de sódio, como o bacon, cachorro-quente e algumas pizzas, e também aqueles com mais de 20% de sua energia proveniente de açúcares simples e o mesmo percentual de gorduras. Por exemplo: brownie, bolo e sorvete; ou mais de 40% da energia proveniente de carboidratos e 0,2% do seu peso de sódio, como pães e biscoitos”, comenta a Nutróloga.

De acordo com a médica, também é importante ficar atento aos alimentos ditos dietéticos que podem estar inclusos no grupo dos hiperpalatáveis. “Muitos alimentos definidos como zero, diet ou light são vendidos como produtos mais saudáveis. Porém, ao reduzirem um determinado nutriente, como as gorduras, são adicionados nutrientes compensatórios, como carboidratos. Além disso, para manutenção do sabor e textura, aditivos alimentares costumam ser utilizados. O estudo indicou também que alimentos naturais (não industrializados) não apresentaram critérios de hiperpalatabilidade”, explica.

Por fim, a médica aconselha não cortar completamente esse tipo de comida da alimentação, contanto que os excessos sejam evitados. “Ter conhecimento que certas combinações tornam os alimentos mais palatáveis contribui para comermos com mais consciência. O ideal é se consultar com um profissional da nutrologia para realizar uma dieta equilibrada e ideal para o que o seu corpo precisa”, finaliza a especialista.

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