A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Campinas recebe, nesta quarta-feira (30), o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) para a primeira apresentação para a cidade de Campinas do Projeto Órion, anunciado pelo governo federal como integrante do Novo PAC com investimento na casa de R$ 1 bilhão. Além do CNPEM, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação também estará presente na apresentação para discutir sobre o investimento.
O Projeto Órion consiste na construção do laboratório de biossegurança máxima (NB4) conectada a uma fonte de luz síncrontron, o Sírius. É a primeira vez no mundo que as duas estruturas estarão conectadas.
O investimento de R$ 1 bilhão foi anunciado pelo presidente Lula e pela ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos na última semana no lançamento do programa Novo PAC e reiterado pelo presidente da reunião do BRICS, essa semana.
“É a primeira vez que o projeto será apresentado para a cidade de forma mais detalhada de um investimento que será de grande impacto para o Brasil, colocando o país na fronteira do conhecimento, e irá impactar na economia da cidade gerando empregos e agregando muito para o desenvolvimento da cidade nos próximos anos”, destacou o vereador Gustavo Petta (PCdoB), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia.
A reunião acontece na quarta-feira, dia 30, às 15h na Câmara Municipal de Campinas.
Clique aqui e siga a Campinas Cafe no Instagram!