Por Rebekah Marques
Você sabe o que é educação financeira? Segundo o último levantamento realizado pela Serasa Experian, a taxa de pessoas inadimplentes em abril deste ano apresentou um crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Por isso, conversamos com os consultores financeiros Tiago França e Kesia Mahal, da Manhattan International Solutions, para saber dicas de como aprender sobre o mundo das finanças e fazer escolhas mais conscientes. Confira!
Momento ideal
O momento ideal para introduzir o assunto sobre o mundo financeiro na vida de um indivíduo começa na infância, ou seja, a partir do momento em que a pessoa começa a ter ganhos. “Eu acredito que os pais já são responsáveis por passar educação financeira para os filhos logo mediante a mesada. Se o seu filho ganha mesada, você deve falar para ele o que fazer”, afirma Tiago.
Na infância
Para quem deseja incluir o filho no mundo das finanças, Kesia afirma que é interessante inserir brincadeiras para estimular o interesse, como imagens que dê para visualizar o mercado financeiro, trabalhos manuais de recorte de papeis em formato de dinheiro e jogos de tabuleiro.
Na vida adulta
Para quem acha que é muito tarde para entrar nesse universo, aqui vai a dica: “Pergunte para a pessoa se ela querer mudar, melhorar e ter mais conforto. Se a resposta for positiva, a gente começa a trabalhar no comportamento dessa pessoa, porque consciência é uma coisa que cada um adquiri e a gente não pode forçar”, conta Tiago.