Publicidade
Salão de Artes Visuais
Sandro Del Pires

Foi no cenário atual de Campinas, com escassos eventos e incentivos à arte e à cultura, que Sandro Del Pires encontrou a oportunidade de caminhar na contramão. Paulistano legítimo da Barra Funda, o artista veio para a cidade em 2012 e identificou o potencial dos artistas locais para revolucionar a cena artística da região. “A ideia do Salão de Artes Visuais veio de vivências que eu tive fora do Brasil. Participei de eventos culturais similares em Barcelona, Buenos Aires e Bogotá e notei o quanto eles movimentam não só a cena cultural da região, mas também econômica e turística”, conta Sandro.

O evento, que acontece entre 25 e 27 de outubro, no Espaço do CIS Guanabara, contará com a participação de 45 artistas visuais de diversos segmentos, como a pintura, o desenho, a cerâmica, a fotografia, a escultura e performances. Será um espaço de interação com o público. “Abrimos um chamativo de dois meses, em que se inscreveram mais de 80 artistas de todo o Brasil.  Junto com a equipe técnica do CIS, demos prioridade para os da região de Campinas. Os protagonistas desse grande evento”.

Pintura

Salão de Artes Visuais
“Águas de Dimaz Restivo”
Acrílico sibre tela
Pintura 2018

São artistas de diversos segmentos, de todas as formas de arte. Arthur Blade, um dos representantes, começou sua vida na pintura aos dez anos, se aprofundou em desenho e em história da arte. Hoje, participa de exposições e ministra aulas na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi São Paulo. “Será uma feira em que a presença do artista será tão forte quanto sua obra. “Sandro Del Pires está sendo um visionário de extrema generosidade para com o artista, o público e a cidade de Campinas”, conta Arthur. O artista levará cinco obras com o tema “Olhares Femininos”, que busca refletir as expressões da mulher.

 Cerâmica

Salão de Artes Visuais
Cris Rocha

Entre formas, cores e esculturas, a cerâmica também marca presença na mostra. Uma das participantes, Cris Rocha, na área desde 1976, conta que foi a odontologia que despertou sua paixão pela escultura. Hoje, depois de se especializar em Arte Terapia na Unicamp, carrega na bagagem experiências internacionais em países como Japão e China,  e atua em seu ateliê em Sousas, além de ministrar aulas e worshops. “Para o Salão, separo uma grande surpresa junto com os workshops. Que esse seja o primeiro de muitos. Campinas tem muitos artistas que precisam desse incentivo e a população precisa de arte”, finaliza Cris.

Fotografia

Salão de Artes Visuais
Natt Fejfar

Por trás das lentes, também existem olhares e artistas. O segmento da fotografia também ganha destaque no Salão e uma de suas representantes é Natt Fejfar, que atua na área há 10 anos e foca seu trabalho em detalhes que podem passar despercebidos. “Como pessoas andam e agem, como a luz bate em ambientes, como existe beleza onde muitos não reparam. A essência do meu trabalho está mostrar como em todos momentos existe um encanto, é só saber como olhar”, conta. A fotógrafa vai expor uma série de cinco fotos, sendo quatro delas em preto e branco e apenas uma colorida. “A ideia é  evidenciar o encantamento causado pelo contraste entre a falta de cor e uma explosão delas”.

Publicidade